O mapa de direção dos ventos foi lançado este mês no portal do clima da Área de Hidráulica e Irrigação da Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira. Foi criado com a proposta de ajudar os agricultores a minimizar os danos ambientais causados pelos agrotóxicos. Mas também pode ser uma interessante ferramenta de apoio ao estudo de disciplinas como ciências, geografia.

Por meio de tecnologia que mede os ventos nas oito estações agrometeorológica do noroeste paulista, o mapa revela, pela internet, as condição climáticas completas e atualizadas a cada cinco minutos. A página irá disponibilizar todos os detalhes sobre os ventos, visualizados em um mapa, para facilitar a compreensão e melhorar a eficiência das informações.

Fernando Hernandez, professor de Irrigação e Drenagem da Unesp – Ilha Solteira, explica que “os ventos podem influenciar diretamente a irrigação e a aplicação dos defensivos agrícolas, que são desaconselháveis com ventos a partir de 7,2 km/h, pois as gotas acabam sendo espalhadas”.

O professor Ulisses Rocha Antuniassi, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp em Botucatu, garante que o mapa dos ventos é importante para evitar que as condições climáticas adversas influenciem negativamente os processos de aplicações aéreas. (Assessoria de imprensa, com informações do Jornal Floripa)