Quinze propostas de ocupação de laboratórios multimídia de (CEUs) foram contemplados pelo segundo edital LabCEUs – Laboratórios de Cidades Sensitivas. O anúncio foi feito pelo secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella.
Serão beneficiados dez municípios: Águas Lindas de Goiás (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), Petrolina (PE), São Félix do Xingu (PA), Sertãozinho (SP), Sete Lagoas (MG) e Luiz Eduardo Magalhães (BA).
Serão investidos R$ 160 mil nessas iniciativas, que acontecerão entre os meses de agosto e novembro de 2015. Dos 15 projetos, dez terão dois meses de duração e cinco funcionarão por quatro meses.
O LabCEUs é um programa para ocupação dos laboratórios multimídias dos CEUS realizado pelo MinC, por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por intermédio do InCiti – Pesquisa e Inovação para as Cidades.
“São espaços nos quais pessoas e grupos sociais, com diferentes conhecimentos e diferentes graus de especialização, podem se reunir para desenvolver projetos de experimentações tecnoculturais, que se apresentem propícias ao exercício da inventividade e à floração e potencialização das demandas e soluções coletivas e individuais”, explica Varella.
Essa é a segunda chamada pública realizada pelo LabCEUs. Em março de 2015, o Laboratório de Cidades Sensitivas começou a ocupação dos laboratórios multimídia (antes chamados de telecentros) de dez unidades: São Félix do Xingu (PA), Horizonte (CE), Petrolina (PE), Luis Eduardo Magalhães (BA), Sete Lagoas (MG), Colatina (ES), Sertãozinho (SP), Campo Largo (PR) e Erechim (RS). (Com assessoria de imprensa)
A lista detalhada dos projetos pode ser consultada no site http://culturadigital.br/labceus/.