O Kiddle, criado pelo Google, foi desenvolvido para proteger as crianças de conteúdos impróprios na internet. Um bloqueador impede acesso a conteúdos com palavras consideradas inadequadas a menores. Mas não é um bloqueio automático. O sistema faz uma “limpeza” na busca e só apresenta conteúdos “recomendados”.
Por exemplo: se você digitar, por exemplo, a palavra “peito”, não receberá conteúdos de cunho sexual. Mas links de informações sobre doenças cardíacas, receitas que usam peito de frango etc.
Outro: ao pesquisar a biografia de um artista que já esteve envolvido com drogas, essas informações são ocultadas.
E aí é que mora o perigo… até que ponto essa “seleção” não se torna uma censura? Não seria melhor deixar o seu filho saber que o ídolo dele esteve internado para um tratamento de dependência química e aproveitar essa ótima oportunidade para conversar sobre o assunto com ele?
A resposta é sua…
A tela principal, interativa, lembra a superfície de planeta, com robôs . O programa também bloqueia palavras em inglês. Diferente dos outros buscadores, O Kiddle não coleta dados dos usuários.
Para começar a utilizar o Kiddle, basta entrar na página. Bloqueie sites que têm conteúdos inadequados e revise frequentemente os sites acessados no histórico.