Adolescentes das etnias Karipuna, Galibi Marworno e Palikur participaram, na aldeia Santa Izabel, na Terra Indígena Uaçá, Oiapoque (AP), de um curso ministrado pelo renomado fotógrafo de natureza Haroldo Palo Júnior. Com apoio do PNUD e de outros parceiros, foi realizada, em março, a Oficina de Fotografia da Natureza, para 22 jovens indígenas de oito aldeias localizadas na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa.
A iniciativa resultou da parceria entre o Projeto de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (Projeto Gati), o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) e o Projeto Dipolopp, que atua na região. A realização conjunta envolveu o movimento indígena brasileiro, a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o The Nature Conservancy (TNC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).
Com a finalidade de registrar a biodiversidade e a vida silvestre, a oficina ensinou as principais técnicas de fotografia, com enquadramento e efeitos fotográficos pela manipulação da abertura do diafragma e velocidade.
Será produzido um livro digital, organizando por Palo Júnior, contendo as três melhores fotos de cada fotógrafo.
Confira, de antemão, algumas imagens feitas pelos jovens durante a oficina.