Consultoria: Marineli Joaquim Meier e Henrique Oliveira da Silva
AO ANUNCIAR o lançamento de quase todos os seus cursos na internet para acesso gratuito, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criou o movimento inicial que culminou com o Fórum Global de REA (Global OER Forum), promovido pela Unesco, em 2002. A partir desse evento, o termo Recurso Educacional Aberto (REA, do inglês Open Educational Resources – OER) foi adotado. De lá para cá, a ação pontual de uma universidade estadunidense tomou uma dimensão mundial e tem modificado significativamente a maneira como as pessoas têm acesso ao conhecimento. No Brasil, o movimento de uso e criação de REA ainda é bastante embrionário. De maneira geral, as pesquisas apontam para um fato comum: falta de conhecimento sobre o tema. Confira, aqui, os principais conceitos sobre REA e anime-se a virar o placar das notas na sua sala de aula.
1 O que são Segundo a Unesco, REAs são “materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros”. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso dos recursos publicados digitalmente. REAs podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que apoie o acesso ao conhecimento. |
2 Ações possíveis Para facilitar a compreensão do conceito, a comunidade de REA elaborou a proposta de entender os REA segundo as seguintes ações possíveis sobre os recursos: reutilizar, revisar, remixar e redistribuir. Essas quatro ações são conhecidas como os 4Rs dos REAs. |
3 Reuso É a possibilidade de utilização do REA sem necessidade de autorização do autor, desde que seja respeitado o que está definido na licença aberta. |
4 Remixagem Prática comum entre os professores. Aprendemos na interação com os nossos alunos, refletimos sobre as leituras que fazemos e realizamos alterações em nossa prática pedagógica e em nossos materiais de apoio. Nessa ação, a relevante contribuição, com a utilização de REA, está no fato de que essa reformulação do material é realizada com recursos de outros autores. Assim, a construção do conhecimento se torna uma ação colaborativa, mesmo que realizada de forma assíncrona e indireta. |
5 Redistribuição Depois de revisado ou remixado o REA, o professor redistribui o material. Em princípio, não existe restrição quanto ao meio de distribuição de recursos digitais, online ou off-line. Você pode criar uma coleção local de REA, ou seja, uma pasta compartilhada no computador, ou em um serviço de nuvem, ou até mesmo em um HD externo ou pendrive. Também pode utilizar um repositório institucional. |
6 Compartilhamento No Brasil, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) apoia o uso do aplicativo DSpace, desenvolvido como software livre, que oferece um serviço web de repositório. Para compartilhar seus planos de aulas com seus colegas, uma boa opção de repositório online é o Portal do Professor, portal mantido pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Acessando o Espaço da Aula, você tanto compartilha o seu material como acessa o material de vários colegas. Além desses, existem os repositórios online específicos para cada tipo de mídia, o que facilita a busca pelos materiais e que qualquer pessoa compartilha – por exemplo, o Flick, o Youtube, o SlideShare etc. |
7 Licenças No caso de uso de um desses serviços, é importante lembrar que você seleciona, de forma explícita, a licença de cultura aberta disponível no momento da postagem. Isso porque as licenças utilizadas como padrão normalmente são de direitos reservados. Para facilitar a adoção de licenças abertas, a organização chamada Creative Commons criou um conjunto de licenças que são combinadas de tal forma que estejam dentro dos princípios do movimento de conhecimento aberto e atendam aos níveis de restrição de uso estabelecidos pelo autor. Para utilizar a licença não é preciso o registro do material em nenhum órgão, basta declarar no seu material que o conteúdo está de acordo com a licença escolhida e definir o seu grau de liberdade. Na prática, isso é feito inserindo, no seu recurso educacional, um logotipo que o site da Creative Commons gera automaticamente. |
8 Currículo Lattes As vantagens de criação de REA não são apenas de cunho social e operacional. Para pesquisadores, a produção pode ser registrada no currículo Lattes. Mecanismos de avaliação de cursos já pontuam a produção de REA pelos alunos e várias instituições já vêm desenvolvendo ações de inserção nesse universo, como é o caso do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos, o REA Paraná. Essa é uma iniciativa interinstitucional iniciada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que visa a constituição de uma rede federada das instituições de ensino públicas do Paraná aderentes à cultura aberta. |
9 Políticas Públicas Considerando que um REA nada mais é do o próprio recurso educacional – utilizado ou produzido pelo professor – que, ao ser publicado com uma licença aberta, passa a ser um REA, é possível concluir que a dificuldade está na mudança cultural, na disseminação desse movimento e na ação coordenada entre instituições e esferas públicas de poder. É necessário, em nível institucional, atuar em três grandes dimensões: a pedagógica, a tecnológica e a política. Para as universidades públicas, os REAs são ferramentas de concretização do seu papel social de universalização do conhecimento. |
Marineli Joaquim Meier é coordenadora de Educação a Distância da Cipead e do REA Paraná, professora da graduação e do programa de pós-graduação em enfermagem – mestrado e doutorado da UFPR.
Henrique Oliveira da Silva é professor do departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, representante do Programa REA Paraná da UTFPR.
PARA SABER MAIS
Educação aberta. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores: Disponível em http://goo.gl/tdf0Ai
REA Paraná: reaparana.com.br
REA.BR: rea.net.br
CC Choose: creativecommons.org/choose
REPOSITÓRIOS
Unesco: oerplatform.org
REA UFPR: portal.ufpr.br/rea.html
REA UTFPR: repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2156
MOOC IFPR: mooc.ifpr.edu.br
MOOC EDX: edx.org