Totalmente escrita, dirigida e editada por um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio, a websérie Incomum acompanha a rotina de nove adolescentes. Produzida no estilo mockumentary – documentários fictícios que se confundem com a realidade – a websérie é repleta de histórias malucas e anormais, que contam o dia a dia de estudantes lidando com temas diversos, de maneira bem descontraída.
O projeto Incomum é uma realização da Flit Pictures, dirigida pelo autor dos filmes, o estudante de cinema Pietro Lago. Segundo o jovem cineasta e empreendedor, em princípio dois episódios estão no canal que a Flit Pictures mantém no Youtube. Novos capítulos serão lançados ao longo de 2016.
Pietro, que mora na França e cursa a Universidade de Cinema 3is – Institut International Image & Son, em Paris, conta que se inspirou nas famosas séries Community, The Office e Modern Family. Para viabilizar parte de seu projeto, investiu em recursos próprios, levantados com serviços de fotografia, e recebeu adesão de amigos do colégio que estudava.
A ideia do projeto surgiu de uma conversa com os amigos do colégio, que se tornaram personagens e produtores na websérie, sobre o crescimento de canais no Youtube. “O pessoal adorou a ideia e todos acabaram me apoiando e se envolvendo diariamente para concretizar a produção. Saímos em busca dos atores e recursos e tudo foi acontecendo”, comenta Pietro.
No início, o grupo pensou em fazer vídeos curtos (sketchs) e independentes, mas como o entusiasmo de todos foi crescendo, o projeto foi tomando outro corpo. “Tínhamos muito mais histórias, personagens e atores do que precisávamos e ainda contamos com a participação de alguns professores e funcionários do colégio, onde gravamos algumas partes e fazíamos as reuniões de pauta”, conta Vinicius Romero, ator e um dos produtores da websérie, que também lembra que alguns diretores e professores ficaram preocupados com o tempo que as gravações estavam tomando dos envolvidos. “Podemos dizer que deixamos a diretoria do colégio de cabelo em pé, se diverte o ex-aluno do colégio, que hoje cursa administração na Unicamp, SP”.
Segundo Pietro, o primeiro capítulo demorou dois anos para ficar pronto. “Levou muito tempo e dedicação, porque não estávamos totalmente preparados. Muita coisa deu errada e tivemos que regravar vários materiais diversas vezes. Já o segundo capítulo demorou apenas um mês, porque já tínhamos aprendido o que funcionava e o que não daria certo”, explica Pietro que também foi responsável pela edição da websérie.
Antes de realizar Incomum, Pietro estudou teatro. Em 2014, venceu o San Luis Obispo International Film Festival, nos Estados Unidos, com o curta “O Grande Mágico”, que levou o prêmio de Melhor Filme Internacional Feito por um Jovem. (Assessoria de imprensa)
Ficha Técnica
Criação, Roteiro, Direção e Edição: Pietro Lago
Planejamento: Pietro Lago, Vinícius Romero, Lucca Menezes
Projetos: Pietro Lago, Vinícius Romero, Lucca Menezes
Produtora – Flit Pictures
Direção de Fotografia: Pietro Lago
Direção de Animação: Pietro Lago
Composição/ animação e cor: Pietro Lago
Motion Design: Pietro Lago
Finalização: Pietro Lago
Coord. de pós-produção: Pietro Lago
Montagem: Pietro Lago
Atores: Bruno Cortina, Carolina Fung, Camila Ono, Luis Henrique Rocha, Gabriel Meirelles, Gustavo Araújo, Gustavo Laranjeira, Laura Heleno, Lucca Menezes, Pietro Lago, Priscila Vasconcelos e Vinícius Romero.
Primeiro episódio: https://www.youtube.com/watch?v=HQ-7ZO1sz8U
Canal no Youtube: www.youtube.com/flitpictures
Facebook: www.facebook.com/flitpictures
Site: www.flitpictures.com