O Google lançou o programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina, que será liderado pelo Centro de Engenharia do Google em Belo Horizonte (MG). A empresa vai destinar 1 milhão de dólares para financiar pesquisadores da ciência da computação, nos próximos dois anos.
Podem se candidatar professores e estudantes de mestrado e doutorado de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. Cada proposta deve envolver um único docente e um único aluno, que receberão aportes financeiros mensais, dependendo do nível de ensino. As inscrições estão abertas até 6 de julho.
Os campos de pesquisa contemplados nesta edição do programa são “Geo/mapas”; “Interação entre humanos e computadores”; “Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica)”; “Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes)”; “Aprendizado de máquinas (machine learning) e mineração de dados (data mining)”; “Dispositivos móveis”; “Processamento natural de línguas”; “Interfaces físicas e experiências imersivas”; e “Privacidade”.
“A aproximação entre a academia e o setor privado é importante para impulsionar um ecossistema forte de inovação e esperamos que o novo programa de bolsas para a América Latina ajude a incentivar a pesquisa acadêmica, a inovação na internet e o empreendedorismo na região, enquanto estreita a nossa relação com a vibrante comunidade acadêmica”, disse em seu blog Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia para a América Latina.
Mais?
https://research.google.com/university/relations/research_awards_latin_america.html