A Casa de David é uma instituição paulistana que há mais de 50 anos dedica-se ao atendimento e tratamento de pessoas com deficiência intelectual, deficiência física associada ou não e a autistas. Quase 700 colaboradores especialistas trabalham para atender mais de 400 pessoas internadas.

Há cerca de um ano, entre as atividades realizadas na Casa de David, foi incluída a gameterapia, como prática terapêutica e lúdica aos pacientes com comprometimento intelectual e deficientes físicos, desde os mais leves até os acometidos por tetraplegia e paraplegia. Inicialmente, os idealizadores do projeto pensaram em uma recreação, mas logo observaram que seria possível ir além, pois foi visível a melhora na atividade cerebral e motora sensorial.

Diante disso, o programa foi adaptado para que também os assistidos mais comprometidos pudessem participar, como é o caso de Cristian, de 36 anos de idade, que tem deficiência intelectual moderada, mas grande comprometimento nos membros inferiores e superiores. Ele fica em uma cadeira especial, exclusivamente desenvolvida para ele. Nessa cadeira, o controle do videogame é preso à sua mão esquerda com fitas de velcro e ele consegue mobilidade para sacar e rebater bolas de tênis no jogo Wii Sports. “É incrível, emocionante e gratificante ver essa evolução em uma pessoa que não tem mobilidade”, afirmam os idealizadores do projeto, o professor de educação física Bruno Sartori e o fisioterapeuta Paulo Alexandre Mascarenhas.

“Como o resultado da gameterapia superou as expectativas, estamos ampliando as atividades com o uso tablets e aplicativos de jogos, o que permite atender um número maior de participantes e, no futuro, seus mais de 400 abrigados”, completam.

Para os técnicos da Casa de David, as atividades com games ajudam no desenvolvimento intelectual, a trabalhar correções posturais, melhorar o equilíbrio, a coordenação motora fina e grossa, concentração e funções cognitivas, e promovem o bem estar.

Os consoles e os jogos mais utilizados são, respectivamente,  Nintendo Wii e Xbox 360 Kinect e Just Dance.

Um grande incentivador desse programa de terapia com games é a Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, que, pelo segundo ano consecutivo, doará para a Casa de David todos os alimentos não perecíveis arrecadados em função da campanha atrelada à venda de ingressos (visitante paga meia-entrada mediante a doação de 1 quilo de alimento). “Em 2014 arrecadamos e doamos 70 toneladas de alimentos  não perecíveis, que se transformaram em 300 mil refeições distribuídas diariamente durante seis meses. Este ano nosso esforço é para chegar a 100 toneladas”, diz Marcelo Tavares, idealizador e organizador da BGS. (Com assessoria de imprensa)