A agência da ONU para Refugiados (Acnur) desenvolveu o game “Contra viento y marea”, que permite conhecer um pouco da realidade dos refugiados. O jogador é convidado a se colocar na pele de um refugiado, desde o momento em que é considerado uma persona non grata em seu país, até o início de uma nova vida, em um lugar estranho. O game está em espanhol e tem versão para ouras línguas – mas não para o português.

Criado com uma perspectiva didática, o jogo é voltado ao uso em sala de aula. No Guia de Professores, há orientações para uso em sala de aula, e o passo a passo de cada atividade proposta. Os conteúdos incluem temas de direitos humanos.

Os jovens são convidados a vencer três etapas

Acnur

1ª Guerra e conflito
A guerra e a violência estão muito presentes no mundo atual. Esta seção do jogo traz informações sobre os direitos humanos, os tratados internacionais que os protegem e as organizações que trabalham para defendẽ-los. Pessoas que tiveram de fugir contam suas experiências em entrevistas e vídeos. Há dados sobre quem são as pessoas rugiadas e que medidas se tomam para protegê-las.

2ª No país vizinho
O conceito de asilo existe em todas as partes, há milhares de anos. Nesta seção, o estudante pode conhecer a sua história, o que é preciso fazer para pedir proteção na Espanha e na América latina, qem pode ser refugiado e quem não pode, além das diferentes maneiras de proteger as pessoas refugiadas: a integração no país de asilo, o repatriamento ou o retorno voluntário. Há histórias de personagens famosos que foram refugiados e de pessoas que estão buscando um novo lugar em outro país.

3ª Uma nova vida
As pessoas refugiadas têm que aprender um idioma novo, procurar trabalho, encontrar amigos, A vida no país de asilo pode ser muito diferente da vida no país de origem. Esta seção tem informações e vídeos sobre essas dificuldades e sobre a ajuda que oferecem os pa[íses de acolhimento. E também algumas surpresas sobre a verdadeira origem de coisas que usamos em nossa vida cotidiana.

Para jogar: http://www.contravientoymarea.org

Guia do Professor: http://www.contravientoymarea.org/teachersupervision/es/index.html