O jogo No Ritmo das Palavras, destinado a crianças entre 10 e 12 anos, surgiu para servir como apoio ao ensino de língua portuguesa e de educação física. Utilizando como pano de fundo o frevo, dança típica do estado de Pernambuco, a ferramenta trabalha os conceitos de antônimos e sinônimos.
Dois personagens dançam de acordo com a missão passada: quando o jogador precisa associar os antônimos, as roupas das personagens são de cores diferentes. Quando o desafio é associar sinônimos, as cores são iguais. Caso o usuário erre, perde uma sombrinha e os personagens também errarão os passos da dança. Se acertar, acumula pontos e as personagens fazem a performance correta.
“O professor de educação física pode aproveitar o Dia Nacional do Frevo, 14 de setembro, para apresentar o jogo para os alunos, pelo fato da disciplina também trabalhar as danças populares brasileiras”, sugere Marília Faustino, coordenadora pedagógica do Ludo Educativo grupo responsável pelo game. Ela explica ainda que o conteúdo está localizado no Currículo do Estado de São Paulo, previsto para o primeiro bimestre do 6º ano do ensino fundamental.