A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, lança o projeto Aprendendo com Arte. A iniciativa vai formar educadores para disseminar conhecimentos sobre arte de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais.
O programa, desenvolvido em parceria com o Instituto Arte na Escola, terá duas versões. Uma é a oficina 100% online e gratuita, para 200 professores de arte de todos os níveis de ensino que estejam atuando em 2015; professores licenciados em linguagens artísticas (visuais, dança, teatro ou música); coordenadores pedagógicos e gestores de escola.
As inscrições vão até dia 18 de março, por meio da Plataforma do Letramento, onde a oficina também será ministrada. A seleção será feita pela análise curricular e os escolhidos serão divulgados no dia 28 de março na Plataforma do Letramento. O curso será ministrado de 31 de março a outubro, sendo 29 horas de aprendizagem a distância, com apoio de tutores que auxiliam os participantes em ambiente virtual. Os módulos incluem temas como metodologias contemporâneas no ensino de arte, narrativas da fantasia, contação de histórias, games na educação em artes visuais; arte e mídias, como cinema, vídeo, rádio, TV e propaganda; museus virtuais, entre outros. Serão oferecidas atividades práticas e teóricas, além de videoconferências com profissionais de destaque nas temáticas.
“Um dos objetivos da Fundação Volkswagen é levar educação e cultura ao maior número possível de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento social e a qualidade de vida”, afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
O projeto Aprendendo com Arte também terá uma versão semi presencial, oferecida a partir de março a 120 educadores do ensino fundamental, gestores de escola, professores de artes e coordenadores pedagógicos nas cidades de Aracaju (40 vagas), marcando a chegada da Fundação ao Estado de Sergipe; e Cariacica, no Espírito Santo (80 vagas).
A formação dos educadores terá duração de um ano, com encontros presenciais e a distância, que totalizam 85 horas. Durante a formação, os participantes vão utilizar elementos e espaços culturais da região, ressaltando a importância do patrimônio cultural local. Também participarão de oficinas teóricas e práticas, debates, seminários e palestras. Ao final dos encontros de formação, os educadores vão fazer uma exposição em local público.
Entre os materiais didáticos estão livros e itens multimídia. O kit incluiu o Caderno Arte + Educação, produzido por especialistas em arte e educação, com temáticas a serem trabalhadas em sala de aula. O caderno também estará disponível para as Secretarias Municipais de Educação do Brasil e na Plataforma do Letramento, para leitura e download.
O Aprendendo com Arte é desdobramento de outro projeto da Fundação Volkswagen, o Aprender com a Pinacoteca, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O projeto foi aplicado de 2008 a 2013 a 6.147 alunos e 258 educadores das cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Taubaté, onde a Volkswagen do Brasil tem fábricas, além de São Paulo. O Aprender com a Pinacoteca ofereceu formação a professores de arte da rede pública; aulas presenciais em museus para estudantes; além de elaborar projetos nas escolas.
A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete educacionais e três de desenvolvimento social. Na última década, beneficiou 1,3 milhão alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de desenvolvimento social já beneficiaram 26.598 mil pessoas.
Em 2015, a Fundação ampliará para 19 o número de estados brasileiros atendidos em todo seu histórico de atuação. Em fevereiro, chegou ao Mato Grosso. Em março, chega a Sergipe. Em 2015, vai para Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. (Com assessoria de imprensa)