A Fundação Telefônica Vivo lança hoje uma plataforma online para formação de professores em zonas rurais de todo o país. Parte do programa Escolas Rurais Conectadas, iniciativa que leva conexão 3G a instituições de ensino no campo, a qualificação tem como objetivo explorar o potencial das novas tecnologias e metodologias para melhorar o ensino. São mais de 10 mil vagas para oficinas de curta duração, gratuitas. As inscrições já estão abertas.

O objetivo é aprimorar o conhecimento em linguagens, matemática e novas metodologias, além de oferecer conteúdos didáticos para estimular o interesse dos alunos pela tecnologia. A plataforma permite ainda a colaboração e a troca de experiências entre os usuários.  O programa de formação das Escolas Rurais Conectadas é uma parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Telecentro de Informação e Negócios (ATN), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Telefônica Learning Services (TLS).

De acordo com a pesquisa Juventude Conectada, coordenada pela Fundação Telefônica Vivo, 47% dos jovens acham importante para o seu aprendizado que o professor saiba utilizar das tecnologias em sala de aula. “A conexão torna o ensino mais atraente, além de aproximar professores e alunos”, avalia Gabriella Bighetti, presidente da Fundação Telefônica Vivo. “A tecnologia amplia também as possibilidades dos espaços educativos. Isso é muito importante, principalmente, no contexto rural, onde as classes multisseriadas são comuns”, completa.

Em 2014, mais de 700 professores participaram da formação online. Em 2015, o objetivo é formar 10 mil docentes. “As oficinas online possibilitam, além de melhorar a nossa prática, entrar em contato com outros professores, o que permite a nossa atualização e a troca de ideias. Sempre tem uma renovação de ideias e práticas, melhorando e muito a aprendizagem”, comenta Maria Izabel Rodrigues, professora do interior de São Paulo.

Para os cursos com carga horária acima de 30h serão emitidos certificados pela UERGS. Para as oficinas com tempo inferior a 30h serão emitidas declarações de comparecimento. E, caso o professor faça no decorrer do ano mais de um curso, somada uma carga superior a 30h, também será emitido um certificado. (Com assessoria de imprensa)