Está no ar o segundo módulo do curso online “Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, do Autismo Projeto Integrar — iniciativa que tem como objetivo disseminar essa técnica de suporte à comunicação entre profissionais, amigos e familiares que lidam com pessoas que têm o transtorno. O módulo está disponível gratuitamente até o final de junho.

No primeiro módulo, também disponível na plataforma, os usuários aprendem o que é um Desenho Roteirizado e como pode ser uma importante ferramenta de apoio para a pessoa com TEA. Adriana Godoy, coordenadora do projeto, apresenta os primeiros desenhos que fez para seu filho, explicando as motivações e os detalhes de sua construção.

Para cursar, basta realizar o registro e acessar o conteúdo. Com os dois módulos gratuitos disponíveis, o usuário poderá conhecer um pouco da história do projeto, fundamentos e noções básicas sobre a técnica e sua aplicação. Ao final do curso, o aluno estará habilitado a desenvolver desenhos roteirizados.

O curso completo é composto por 4 módulos. Cada aula compreende uma vídeo-aula com texto de apoio e atividade de avaliação. A carga horária prevista é de 4 horas por aula – 28 horas, no total. Ao final de cada aula, a ideia é que o aluno se conecte com outros estudantes em um fórum, sob a supervisão de tutores. O programa fornece certificado de conclusão.

Desenhos Roteirizados

A ferramenta de apoio visual adaptada pelos coordenadores do Autismo Projeto Integrar para a aprendizagem de atividades de vida diária (AVDs) por pessoas com TEA consiste em uma história seriada, semelhante a uma história em quadrinhos, composta por gravuras e mensagens simples, com a descrição roteirizada de uma situação, habilidade ou conceito relacionado à vida social do autista. É uma técnica que demanda recursos simples para sua implementação, com alto nível de eficácia. A técnica não exige habilidades apuradas de desenho e pode ser aplicada tanto por profissionais da área da saúde quanto por pessoas que convivem com quem tem TEA. Sobre o projeto

O Autismo Projeto Integrar é uma iniciativa do casal Adriana Godoy e Neimer Gianvechio. Aos quatro anos de idade, seu filho, Victor, foi diagnosticado com TEA. A partir de então a família enfrentou uma série de desafios para garantir seu tratamento e sua educação. Ao longo dos ano, perceberam que um dos esforços mais efetivos foi a técnica de apoio visual que auxilia a aprendizagem de atividades da vida diária – batizada de Desenhos Roteirizados. Seu uso continuado tem ajudado outras crianças e adolescentes com TEA a compreender melhor os contextos sociais e os relacionamentos cotidianos, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia pessoal.

Assim surgiu, em 2013, o blog Autismo Projeto Integrar – que em 2016 virou um site e um curso de educação à distância, ao ser contemplado no Programa Vai Tec, da Prefeitura Municipal de São Paulo. No espaço, além do curso, também é possível encontrar matérias, referências de políticas públicas, textos de apoio e uma série de Desenhos Roteirizados. (Com assessoria de imprensa)