No Brasil, há mais de 2,3 mil instituições de ensino superior que oferecem 33 mil cursos para atender a mais de 8 milhões de estudantes em busca de uma formação acadêmica, segundo dados do Censo da Educação Superior 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para avaliar os cursos e as instituições, em uma escala de 1 a 5, o Ministério da Educação (MEC), utiliza três indicadores de Qualidade da Educação Superior.
Os resultados dos índices do Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) – que avalia o desempenho do aluno; Conceito Preliminar de Curso (CPC), relacionado ao desempenho do curso, e Índice Geral de Cursos (IGC) – que avalia a instituição – ficam à disposição para consulta pública.
Com o objetivo de auxiliar as instituições de educação superior a mapear e utilizar os indicadores de forma mais estratégica, a Editora Saraiva e a startup educacional mineira AppProva desenvolveram a plataforma Resultado Enade.
Gratuita e de fácil acesso, a ferramenta traz, de forma clara, organizada e explicativa, os resultados do Conceito Enade e o CPC de cada curso das instituições de ensino superior, mostrando o desempenho na formação geral e no componente específico até a evolução da performance da instituição, de acordo com o histórico.
Os gestores das faculdades e universidades que acessarem a ferramenta terão acesso também ao ranking IGC, além da comparação do curso da própria instituição com o das concorrentes, mapeando desde conceito, faixa, formação geral até a evolução da taxa de adesão.
Para acessar a plataforma, basta colocar o nome e o e-mail e selecionar a instituição de ensino superior. (Com assessoria de imprensa)