Do Tele.Síntese

O Facebook inaugurou ontem (18) seu primeiro laboratório de inovação no Brasil. O laboratório fica na comunidade de Heliópolis, em São Paulo (SP). A iniciativa faz parte do projeto Facebook na Comunidade, que visa levar capacitação sobre a plataforma, empreendedorismo e marketing digital para comunidades brasileiras.

O espaço tem 15 computadores para o curso, oferecido pelo Facebook em pareceria com o Sebrae e o IAB Brasil. O laboratório foi doado para a comunidade e poderá ser utilizado para navegação livro quando não houver aulas.

A parceria entre o Facebook e a Unas, associação dos moradores de Heliópolis, prevê ainda a formação de seis multiplicadores de conhecimento, residentes locais, que levarão informações para os comerciantes que não puderem frequentar as aulas.

Patrick Hruby, diretor geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook para América Latina, comenta que “este é o pontapé inicial para colocarmos em prática o nosso projeto de capacitação nas comunidades brasileiras. A partir da experiência que tivermos na região, nossa intenção é estimular o empreendedorismo em outras localidades no Brasil”.

De acordo com pesquisa realizada pelo Facebook no local, quase 90% da população de Heliópolis usa a rede social. Embora a comunidade seja muito ativa, com mais de 5 mil comerciantes locais, 86% ainda não têm página e ainda não descobriram como podem aumentar seus negócios por meio do Facebook. “Há um ambiente pulsante de empreendedorismo no local que tem potencial de gerar mais negócios na região. E o Facebook pode colaborar como ferramenta de marketing e relacionamento”, complementa Hruby.

Para Cleide Alves, presidente da UNAS, a parceria reforça o desenvolvimento local “por meio do fortalecimento de negócios locais com a formação dos pequenos empreendedores, contribuindo para o compromisso com a educação e desenvolvimento integral da comunidade”.

Além das aulas Facebook para Negócios, o Sebrae vai promover palestras sobre empreendedorismo, abordando temas como finanças e gestão. Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional, comemorou: “Estamos muito felizes em poder levar questões de negócios para as comunidades brasileiras, principalmente porque existe uma enorme demanda de consumo nessas regiões que pode e deve ser atendida por empreendedores locais”.

Marketing digital é outra temática da grade, a cargo do IAB Brasil. Alexandre Neves, gerente de marketing do IAB Brasil, comenta que marketing digital é uma vertente importante em qualquer negócio, independentemente do tamanho da empresa e recursos. “Temos diversas ferramentas gratuitas no mercado e basta usar uma estratégia bem elaborada que o empreendedor com certeza terá um resultado expressivo”, alerta.

O Facebook na Comunidade faz parte do programa Facebook para Empreendedores, primeira iniciativa da empresa no mundo, que trabalha o empreendedorismo em quatro pilares: comunidades, jovens, startups e orientação para negócios. (Com assessoria de imprensa)