Com a expansão do ensino a distância, novas ferramentas são adotadas, a cada dia, para novas aplicações que motivem e retenham os alunos nessa modalidade de aprendizagem que requer autonomia de estudo, disciplina e muita força de vontade. Na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), a inovação ficou por conta de um software baseado em web, de código aberto, compatível com utilização em nuvem: o Openbravo. Com a ferramenta, os estudantes têm a experiência de integrar um ambiente de empresa virtual onde realizam atividades didáticas referentes ao gerenciamento de vários processos administrativos (compra, venda, estoque, faturamento, etc.). O sistema permite também que os diferentes departamentos dessa empresa virtual interajam.
No projeto do Laboratório de Sistemas Integrados de Gestão, os alunos do curso de Gestão de Tecnologia da Informação utilizam, desde 2014, esse programa de Enterprise Resource Planning (ERP), que fica hospedado em um servidor Linux, no data center do campus Tubarão. Para acessar esse servidor, a universidade dispõe de uma rede com velocidade de 100 Mbps, mas há planos para, em breve, migrá-lo para a central na Grande Florianópolis, onde a conexão chega a 1 Gbps.
Tudo funciona de forma simples. O estudante recebe uma lista de tarefas e uma coleção de materiais (livro em PDF, vídeos e roteiros de estudo), com orientações sobre o que deve fazer. Ele entra no sistema e executa as atividades. Pode ser, por exemplo, um procedimento de compra, com todas as etapas, desde a geração do pedido por um determinado funcionário da empresa. “O aluno vivencia todas as etapas necessárias para efetuar a compra”, explica Ana Luísa Mülbert, coordenadora do curso.
A opção pelo software livre Openbravo foi bem avaliada. Mesmo que não seja tão robusto como os grandes ERPs comerciais, diz Ana, a diferença é pequena dentro da perspectiva pedagógica. Segundo ela, o que muda, principalmente, é a interface, mas os conceitos aplicados são os mesmos dos programas de mercado. “E a gente fala sobre isso na disciplina. Assim, os alunos têm condições de transpor o conhecimento adquirido na ferramenta usada no curso para o cotidiano das empresas em que trabalham”, afirma a professora.
É o que faz o estudante Oséias da Silva Martins. Programador há dez anos, hoje seu trabalho é gerenciar um ERP de médio porte, implementando modificações, corrigindo bugs e desenvolvendo melhorias no sistema. “Essa visita guiada pelo Openbravo me permitiu correlacionar os recursos de um típico ERP nacional, como o que uso no trabalho, com os recursos de um ERP internacional. Isso foi realmente muito interessante e me ajudou, inclusive, a entender melhor o SAP, que é a grande referência no mundo dos sistemas integrados de gestão”, afirma Martins.
Os estudantes realizam atividades didáticas referentes ao gerenciamento de vários processos administrativos, como compra, venda, estoque, faturamento
Durante a disciplina, Martins mergulhou de cabeça na proposta. Dedicou-se a estudar a wiki do projeto Openbravo, unindo o aprendizado de gestão com a experiência como programador: aprendeu a criar telas, adicionar campos e estabelecer novas regras de negócio. “A disciplina foi, com certeza, a mais divertida do curso. E intensificou bastante a interação entre alunos e o professor”, conta.
Apesar do uso recente, a aplicação já mostra resultados. Segundo Ana, o Openbravo ajudou a Unisul a superar uma dificuldade comum em programas de ensino a distância, que é oferecer ensino prático aos alunos. “Graças ao sistema, os estudantes têm uma visão prática da profissão. É motivador. O aluno gosta bastante e se sente mais desafiado”, avalia a educadora.
Implementar o Openbravo na Unisul, porém, não foi tarefa simples. A universidade precisou fazer um enorme esforço para garantir o suporte adequado à plataforma. As áreas de ensino, administração e tecnologia da informação da instituição interagiram com frequência e desenharam, em conjunto, as soluções que viabilizaram o uso do ERP. Como a disciplina é toda remota, a universidade dedicou uma parte de seu servidor para rodar o Openbravo. Além disso, a Central de Serviços de Tecnologia da Informação, na qual está o helpdesk, passou por um treinamento específico sobre o software. O Openbravo entrou no catálogo de atendimento da central e, assim, o helpdesk pode ajudar os alunos com dúvidas ou dificuldades em manusear o sistema.
Outra questão importante foi a produção do material de apoio ao curso. A Unisul produziu três vídeos explicativos e diversos textos que serviram como tutoriais e roteiros de estudo para os alunos. Até agora, cinco turmas do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da Unisul já utilizaram o sistema, em um total de mais de 200 estudantes.
Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
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