No bairro União de Vila Nova, na zona Leste de São Paulo, 75% dos moradores são nordestinos ou filhos de migrantes dessa região do país, segundo levantamento feito por estudantes do Centro Social Marista Irmão Justino. A partir desse dado, uma turma teve a ideia de homenagear a maioria dos moradores com o projeto ‘Nordestiando’, finalista da primeira edição do Desafio Criativos da Escola.
A vontade de se aprofundar nas recordações de vida de seus familiares e vizinhos levou os jovens a resgatar a identidade nordestina da comunidade. Como resultado, dois documentários: “Migra Ação”, que fala sobre a mudança de território e peculiaridades do Nordeste, e “Que brincadeira é essa?”, que discute a importância do brincar e os modos atuais de se divertir.
Após conhecer as obras de grandes autores da região, como Jorge Amado e Ariano Suassuna, e animados com toda a mobilização, o grupo produziu também uma peça de teatro inspirada no “O auto da Compadecida”, de Suassuna. Nas seis apresentações realizadas, 1500 pessoas foram impactadas com a representação da migração nordestina e as várias descobertas surgidas durante o processo de pesquisa, como os sotaques e vocabulários da região, além do preconceito sofrido.
As inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas. Os interessados podem enviar tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento até o dia 15 de outubro de 2016, pelo site do Criativos da Escola. Esta segunda edição do prêmio contemplará 10 iniciativas e tem como parceiro o programa Parceria Votorantim pela Educação, desenvolvido pelo Instituto Votorantim. (Com assessoria de imprensa)