Alunos do ensino médio do Colégio Poliedro, em São Paulo (SP), desenvolveram robôs autônomos, programados para passar por obstáculos sem necessidade contato humano. O projeto, de acordo com Vinícius de Carvalho Haidar, professor de robótica, e coordenador das Turmas Extensivo e Medicina do Curso Poliedro, é importante para mostrar o resultado do trabalho e do aprendizado que os alunos tiveram durante o curso.
Durante as aulas, os estudantes aprenderam sobre mecânica, eletrônica, lógica e programação. “Nesses desafios não existem respostas certas. Os alunos precisam testar hipóteses e encontrar soluções para o problema apresentado. Com a prática da robótica, os estudantes aprendem a lidar com limitação de tempo, de recursos, a criticar as próprias ideias, além de como trabalhar em grupo”, ressalta Haidar.
A robótica, diz o professor, estimula o trabalho em equipe. Os estudantes também são expostos a uma reflexão acerca de tudo que os cerca e como funciona. O trabalho envolve a questão de errar e ser tolerante ao erro, utilizando-o como ferramenta para melhorar e buscar novas alternativas.
O módulo de robótica do Colégio Poliedro foi pensado de maneira crescente em grau de dificuldade. Os alunos iniciam a participação com projetos introdutórios e menor nível de exigência e, nos dois anos seguintes, a exigência e o grau de dificuldade aumentam, aprofundando diferentes temas. (Com assessoria de imprensa)