santis-aredeeducaPensando em contribuir para aliviar o fluxo de veículos nas ruas do entorno escolar, os alunos do Fundamental II da Escola Santi, em São Paulo, estão desenvolvendo um aplicativo que ajuda pais e responsáveis a identificar vizinhos que estudam na Santi e se organizar para compartilhar caronas. A iniciativa integra mais uma das etapas do projeto Transform+Ação, cujas ações visam incentivar os alunos a realizar melhorias no bairro, no entorno da escola e em outras escalas da vida.

Os estudantes estão cadastrando as famílias interessadas em participar dessa rede de caronas e mapeando os endereços. A implementação está prevista para o início de 2016, após ampla divulgação da escola. A expectativa é de redução do número de veículos nos horários de entrada e saída dos estudantes, além da possibilidade de novos vínculos entre pais e filhos, que muitas vezes não sabem que têm um colega na vizinhança.

Sob coordenação do jornalista Caio Dib, a proposta do projeto é de que os próprios alunos encontrem os problemas ou as possibilidades de melhoria no bairro da escola e, a partir disso, busquem possibilidades de soluções e viabilizem as mudanças por meio de debates, elaboração de projetos, estratégias de captação de recursos e de comunicação com a comunidade.

Como a questão da mobilidade urbana é um tema sempre em discussão, o Transform+Ação já vem desenvolvendo diversas ações comandadas pelos alunos da Escola Santi. Entre os projetos realizados estão o mapeamento do bairro do Paraíso para os turistas que visitaram a cidade durante a Copa do Mundo, uma petição para a instalação de uma faixa de pedestre em frente à escola, uma campanha para que os pais não estacionem em faixa dupla e até mesmo a criação de um bicicletário.

Além de contribuir com melhorias para a cidade e a comunidade, o projeto também estimula e desenvolve nos estudantes uma série de habilidades e competências como autonomia, responsabilidade, empatia e trabalho em equipe, além de inseri-los em conceitos como comunicação, produção de fanzines, vídeos e campanhas de marketing nas redes sociais. (Assessoria de imprensa)