A Grande Vitória (ES) foi escolhida para receber um projeto piloto da Microsoft que promove o aprendizado de games. O evento, dia 29 de abril, vai reunir 200 crianças de 11 a 13 anos selecionadas em escolas públicas e privadas da capital.

Os estudantes vão assistir a uma palestra do CEO da Alliance-TI Tecnologia, Jamil Lopes, especialista na plataforma Windows Experience (existem menos de 100 pessoas no mundo com esta especialidade). Lopes é MPV da Microsoft.

As crianças que participam do projeto – parte da implementação no Brasil do programa mundial Code.org – recebem o material didático gratuitamente, para que continuem criando games. O material utilizado pela Microsoft nesta iniciativa é produzido pela Microkids Tecnologia Educacional, empresa capixaba que atua há 18 anos no mercado de ensino de tecnologia em escolas.

Code.org

O projeto mundial tem o objetivo de popularizar o ensino da linguagem dos códigos nas escolas para crianças e adolescentes. A iniciativa chamada code.org já tem mais de 60 milhões de participações, após grandes figuras como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Barack Obama se tornarem padrinhos do projeto, alertando sobre a importância do ensino de programação. No Brasil, 2015 é chamado o Ano do Código.