Os alunos da Nave do Conhecimento de Madureira foram os vencedores do 1º Creathon Intel Cidade Olímpica, encontro de desenvolvedores para a criação de projetos de soluções tecnológicas para Internet das Coisas (IoT), organizado pela Intel do Brasil, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT).

No evento, realizado entre 15 e 16 de setembro, o desafio dos participantes foi criar soluções tecnológicas que impactassem positivamente a vida dos moradores da cidade. Um grupo de cinco alunos venceu com o projeto de aplicativo que organiza o fluxo de passageiros de ônibus da cidade, facilitando as viagens. O aplicativo permite saber quantas pessoas estão dentro de cada ônibus e quanto tempo o veículo vai demorar para passar. Em um totem na rua o usuário poderia registrar sua entrada no próximo coletivo e ter informações sobre itinerário. A equipe trabalhou usando a plataforma Galileu, fornecida pela Intel.

Participaram do evento jovens entre 14 e 19 anos que frequentaram pelo menos um curso das empresas Intel ou Cisco ministrados nas Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Madureira, Irajá, Penha, Triagem e Nova Brasília, no Complexo do Alemão. (Assessoria de imprensa)