Arede_iotOs amigos Leonardo Gonçalves, José Carlos Costa Júnior e Guilherme Cassemiro uniram seus conhecimentos para criar uma plataforma de Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things, IoT). O sistema está disponível online e gratuitamente para que estudantes de todo o país e a comunidade maker utilizem em seus projetos. Os três jovens cursam engenharia de telecomunicações e engenharia de controle e automação no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Batizada como Taurus System, a ferramenta se conecta a qualquer tipo de hardware que permita acesso à internet, utilizando microcontroladores Arduino ou de outras marcas e até mesmo o Excel para enviar dados. É possível monitorar e gerenciar o equipamento de forma remota pelo site www.taurussystem.com.

“Criamos a plataforma pensando inicialmente na área de automação residencial, mas vimos que poderia ser utilizada para qualquer tipo de solução, seja para agricultura, medicina, smart city, entre outras. É bem dinâmico, o usuário pode nomear os dispositivos e sensores e ter várias seriais, como se fossem centrais de dados, em diferentes lugares. É possível saber o que está cadastrado na central, ver o histórico e criar um fluxograma de dados”, explica Guilherme.

O projeto foi desenvolvido pela equipe AlfaTech, enquanto passava pelo processo de Pré-Incubação no Núcleo de Empreendedorismo do Inatel. Após finalizar esse processo, o grupo resolveu dar continuidade e aprimorar a ideia. Para isso, contam com o feedback de quem experimentou. “Alguns colegas já estão utilizando a plataforma em seus projetos e nossa intenção é divulgar para os alunos de escolas técnicas e faculdades”, afirma José Carlos.

Para facilitar o manuseio, o grupo criou tutoriais explicativos. Além disso, os integrantes se colocam à disposição para ajudar os usuários quando necessário. “Nós nos espelhamos no Device Hub, um servidor criado por uma start up da Romênia, selecionada em 2015 como uma das 12 melhores de IoT da Europa”, conta Leonardo que, inclusive, mantém contato com os desenvolvedores da start up.

O grupo tem a intenção de incrementar a ferramenta futuramente aplicando mais inteligência, para que a comunicação entre os sensores e controladores seja  automática. Apesar de a intenção inicial ser oferecer o serviço para fins educacionais, a equipe está estruturando o plano de negócios para transformar a ideia em uma empresa.

Os interessados em conhecer e utilizar a plataforma devem enviar e-mail para alfatech@inatel.br, solicitando login, senha e informando detalhes sobre seus projetos. (Com assessoria de imprensa)