Um problema bem comum despertou o olhar empreendedor de Verinaldo Dantas, estudante do curso superior de Informática para Negócios da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Bernardo do Campo – Adib Moises Dib. Cansado de ver a bateria do celular acabar no meio da rua e perder sua “conexão com o mundo”, Dantas desenvolveu uma solução simples e inovadora. Criou uma mochila com um painel para captação de energia solar integrado a uma unidade de processamento, armazenagem e interação com outros dispositivos como smartphones, tablets e notebooks. O equipamento dispõe de leitor biométrico, conexão bluetooth e acesso a rede sem fio.
Dantas conta que começou a trabalhar com a ajuda de dois colegas, durante intercâmbio nos Estados Unidos, na Northern Virginia Community College, em 2013, quando participou do programa Ciência sem Fronteiras. O protótipo foi aprimorado e será apresentado como trabalho de conclusão de curso. O projeto recebeu o nome de EvA Smart Backpack e sua versão comercial será desenvolvida por meio de recursos arrecadados em uma campanha na internet (crowdfunding).
O produto, estima Dantas, deverá ser lançado até 2016: “Será uma opção prática, econômica e ambientalmente responsável. A mochila é feita com material anti-impacto e pesa somente 700 gramas. A ideia é ter diferentes versões para os consumidores, com valores de R$ 1.050 a R$ 1.650”. (Assessoria de imprensa)