A Unify, empresa de software e serviços de comunicação, transformou a coordenação regional das unidades da ESPM no país, ao oferecer um pacote completo de Comunicações Unificadas (UC), junto a um contact center moderno, para atender a comunidade estudantil. A modernização facilitou o acesso dos alunos às informações da instituição, diminuiu em 50% os custos com infraestrutura de rede e deu mobilidade aos executivos no acesso a processos e tomada de decisões.
A ESPM tem quatro unidades: duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Porto Alegre (ESPM Sul). São cerca de 1.100 usuários de rede de telefonia e, em paralelo, quatro centrais de call center para atendimento ao público. O grande desafio foi centralizar todas as aplicações de um data center, sediado em São Paulo. Outras questões importantes foram implementar a telefonia IP para os usuários e centralizar as operações das centrais de atendimento aos alunos.
O processo de implantação da solução OpenScape Enterprise, que começou em 2013, foi dividido em três fases. A migração do sistema de telefonia veio primeiro; na sequência, foi feita a unificação do call center e do data center, e todo o projeto foi concluído em maio de 2014.
De acordo com a instituição de ensino, os custos com telefonia celular baixaram 10% porque os executivos adotaram a integração via plataformas digitais. “Ganhamos facilidade no gerenciamento do atendimento, no treinamento das equipes, uma vez que o sistema é simples e unificado. Os custos com energia elétrica caíram drasticamente com a utilização de um menor espaço físico de data center”, destaca Amadeo Magedanz, Gerente de Infraestrutura de TI da ESPM.
“Além de otimizar os processos administrativos, o OpenScape Enterprise trouxe mobilidade e agilidade, permitindo, por exemplo, encontros em tempo real por videoconferência”, afirma Bruno Scotti, executivo de Vendas da Unify. (Com assessoria de imprensa)