Mudar a prática e a dinâmica das aulas com o uso da tecnologia adaptada ao currículo. Com essa proposta – e com a motivação de auxiliar os educadores a inovar nas estratégias de ensino-aprendizagem, tornando-se gestores do conhecimento –, a Escola Digital lança um curso a distância (EaD) gratuito. Com carga horária de 30 horas, o EaD da Escola Digital pode ser concluído no tempo que o educador tem disponível para aperfeiçoamento profissional. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado assinado pelos parceiros da Escola Digital.

O EaD tem um fórum para troca de informações entre os professores e traz orientação para o desenvolvimento de práticas desejáveis voltadas à qualificação e à formação dos profissionais de educação sobre como utilizar os objetos digitais de aprendizagem. Segundo Maria Slemenson, gestora da Escola Digital, a meta é formar, até dezembro deste ano, mais de mil professores “que serão disseminadores da plataforma de busca de objetos digitais de aprendizagem não apenas entre seus pares, mas entre alunos e pais/responsáveis”.

Formulado pela educadora Jacqueline Barbosa, professora do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp, o EaD da Escola Digital traz vídeos e exercícios. O conteúdo está estruturado em três módulos. No primeiro, Currículo e Tecnologia, o professor tem uma abordagem detalhada sobre o conceito de cultura digital: circulação de informação, formas de comunicação e práticas sociais. No segundo módulo, Plataforma Escola Digital, o foco recai sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na escola, reflexões sobre os recursos digitais de aprendizagem e detalhamento sobre a plataforma. No módulo final, Planejando com o uso de objetos digitais de aprendizado e ferramentas, uma análise apurada sobre o uso desses recursos e planejamento de atividades.

Entre os destaques, depoimentos de profissionais como Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Currículo, Tecnologias e web currículo. Na prática, o web currículo apropria-se das tecnologias em prol da interação, trabalho colaborativo e protagonismo de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do currículo; essa iniciativa está a favor do projeto pedagógico.

Tecnologia a serviço do aprendizado

Criada em 2013, a Escola Digital tem como objetivo facilitar o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais de base tecnológica inovadora para enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. A plataforma de busca de recursos digitais também apoia alunos que querem aprofundar os estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação dos filhos.

Segundo Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, a Escola Digital quer contribuir para ampliar o acesso de professores e alunos a materiais educativos de qualidade, estimular a personalização, permitindo que cada estudante encontre a própria forma de aprender, e preparar as novas gerações para a vida no século 21.

A Escola Digital é inteiramente gratuita e já tem sido acessada em todo o país, por redes municipais, estaduais e particulares de ensino. Em 2015, novas funcionalidades foram agregadas à plataforma, inclusive a possibilidade de personalizar a identidade visual e os conteúdos, que cobrem os currículos da educação básica. A plataforma de busca oferece mais de quatro mil objetos digitais de aprendizagem como vídeos, plataformas, games, animações, videoaulas, infográficos e mapas, entre outros, categorizados por série, disciplina, tema, tipo de mídia e idioma.

A Escola Digital tem versões customizadas em São Paulo, Fortaleza, Salvador, Caçapava, Mogi Mirim, Potim, Jacareí e Pará. (Assessoria de imprensa)

Mais?

www.escoladigital.org.br