A equipe Robosamba, formada por alunos da Unesp de Sorocaba e do Senai Sorocaba, foi campeã na categoria Robocup Festo Logistics na Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica (LARC/CBR2015), em novembro, na cidade de Uberlândia (MG).
A equipe foi formada este ano, a partir do projeto Pesquisa, Ensino e Extensão por meio de Competições Robóticas, apoiado pela Proex-Unesp. O projeto é desenvolvido por alunos e professores das duas instituições, que trocam conhecimentos e experiências, compartilhando robôs, arenas e espaços. A proposta é aplicar o conhecimento técnico e de pesquisa em soluções de desafios robóticos de competições que envolvam o Robotino, um robô móvel robusto, com custo aproximado de trinta mil reais, fabricado pela Festo Didactic.
Os estudantes utilizam robôs móveis que executam tarefas de forma autônoma. Exemplos de desafios que são propostos em competições com o Robotino são: organização do estoque de seringas de uma empresa, separação de materiais de uma empresa de reciclagem de lixo e separação de pedidos de um e-commerce.
As atividades em conjunto envolvem seminários, minicursos, competições robóticas entre a própria equipe e também participação em competições nacionais e internacionais. A parceria surgiu pelo fato de que Unesp e Senai já trabalhavam isoladamente com o mesmo tipo de robô e participavam de competições. A equipe da Unesp foi campeã no LARC/CBR em 2010 e 3º lugar no LARC/CBR 2011 na categoria Robocup Festo Logistics. A equipe do Senai Sorocaba foi campeã em 2014 na 8ª Olimpíada do Conhecimento, na categoria Robótica Móvel com o Robotino.
Os integrantes da Robosamba são do curso de engenharia de controle e automação da Unesp Sorocaba; e pelo Senai Sorocaba há alunos do curso de aprendizagem industrial e do curso técnico em mecatrônica. A equipe que conquistou o 1º lugar no LARC/CBR é formada por Bianca Schmidt, Robson Fernandes, Rubens Gasparotto e Vinicius Ruberti.
Colaboraram também os alunos Tomas Partel Dambroski e Lucas Arná Matos dos Santos. Os professores coordenadores são Marilza Antunes de Lemos, Eli Tadeu Gonçalves Nunes, tendo ainda os professores colaboradores Márcio Alexandre Marques, Galdenoro Botura Júnior e Danilo de Jesus Oliveira.
Um dos próximos eventos de robótica de que a equipe gostaria de participar é a Robocup 2016, que será em Leipzig (Alemanha), em junho de 2016, considerado o mais importante evento internacional na área de robótica. Porém, um dos problemas que a equipe enfrenta diz respeito aos custos para participação em competições nacionais ou internacionais. Por isso, a Robosamba convida empresas a se integrarem à equipe como patrocinadores. A equipe se dispõe a realizar apresentações ou competições em eventos ou escolas – basta entrar em contato pelo e-mail marilza@sorocaba.unesp.br. (Assessoria de imprensa)