Capital do Japão e considerada o maior e mais importante centro financeiro do mundo, Toquio sedia, este mês, o International Robot Sumo Tournment, competição que vai receber equipes de robótica de diversas universidades do mundo. A MinervaBots, time da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), patrocinada pela Radix, foi uma das selecionadas para representar o Brasil no evento.
Em 2015, foram apenas 15 países e cerca de 40 robôs no torneio. Este ano, a organização ainda não divulgou a relação de todas as equipes participantes, mas a MinervaBots já garantiu a vaga após o resultado de primeiro lugar na última Winter Challenge. A competição engloba as categorias de sumô três quilos autônomo e sumô três quilos controlado por radio.
No torneio internacional, além do robô Auterna, sumô de três quilos autônomo, campeão na Winter Challenge, a MinervaBots tentará também uma vaga para o robô Valeska, um sumô rádiocontrolado. Para Marcos Vieira, presidente da equipe, há chances de voltar do Japão com dois pódios para o Brasil. “Vamos levar o Valeska para uma eliminatória, que ocorre um dia antes do evento oficial. Esse robô conseguiu o terceiro lugar na Winter Challenge e acreditamos que podemos garantir uma vaga para ele no International Robot Sumo Tournment, tendo mais uma chance de medalha”, contou Vieira.
A MinervaBots ficou em primeiro lugar na Robotic Weekend, que aconteceu em novembro, em Recife. Na etapa Seguidor de Linha, o robô da equipe conseguiu atingir o menor tempo da prova, finalizando em 6.23 segundos. Na categoria Beetleweight, a equipe se dividiu no pódio, pois o robô Bigode ficou em primeiro lugar e o Bixcoito, em terceiro. Enquanto isso, o Monxtro se consagrava com a medalha de ouro, na categoria Hobbyweight. (Com assessoria de imprensa)