As inscrições do edital Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas, lançado pelo Instituto Unibanco, o Fundo ELAS e a Fundação Carlos Chagas, foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 3 de novembro. O edital foi lançado durante o Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar, na presença do ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, e inicialmente tinha como prazo de inscrições o dia 3 de outubro.
O objetivo da iniciativa é contribuir para a maior inserção de meninas em carreiras nas ciências exatas e naturais, ampliando seu repertório de escolhas profissionais e de projetos de vida. O edital irá selecionar projetos realizados em escolas públicas, que tenham como foco a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais das jovens estudantes do Ensino Médio, com envolvimento da gestão escolar.
Poderão se inscrever as Associações de Pais e Mestres ou organizações, grupos e movimentos feministas que trabalhem com a temática de gênero articulados à escola. As organizações proponentes devem se dedicar à promoção da educação, da equidade de gênero e/ou dos direitos humanos com experiência de atuação na área da educação. O edital sugere uma série de estratégias, como seminários, campanhas e propostas curriculares. Por exemplo, podem ser inscritos projetos de incentivo à participação de estudantes em olimpíadas de matemática ou de robótica, feiras de desenvolvimento de projetos tecnológicos, cursos para meninas desenvolverem games e aplicativos, entre outras ações.
Confira todas as informações aqui.