O Instituto Akatu, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), lançou o percurso SOS Água, do Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade, voltada a escolas de ensino fundamental de todo Brasil.
O percurso promove a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da água e como evitar o seu desperdício nas escolas e também em casa. A parceria com a Sabesp visa mostrar às crianças que, até chegar às torneiras, a água precisa passar por um longo processo – captação nos mananciais, tratamento e distribuição. Procedimento que demanda tempo e investimento e, portanto, se faz necessário pensar e agir de uma outra maneira, consumindo a água de forma consciente.
Também são tratados assuntos como segurança hídrica e responsabilidade compartilhada de todos os atores sociais para melhoria dos recursos hídricos, com dicas práticas de consumo consciente. Fora da sala de aula, estudantes são convidados a explorar e mapear locais em que ocorrem perdas de água, para buscar soluções para cada um.
Por meio dos percursos do Edukatu, professores de todo Brasil têm acesso a informações, dicas e materiais de apoio para promover atividades na escola, dentro ou fora da sala de aula. A ideia é de que estudantes se envolvam com temas relacionados à sustentabilidade nas práticas do dia a dia (como na alimentação saudável e na destinação adequada dos resíduos) e sigam o caminho de protagonistas nas mudanças que querem ver no mundo.
“O SOS Água é apresentado de forma gamificada, que é uma das formas mais atuais e lúdicas para se estimular a educação e consciência de um público mais jovem. Esse é um projeto que nos dá muito orgulho porque contribui no trabalho de educadores na sensibilização do estudante para refletir em torno de um tema tão importante quanto a água, trazendo dicas e conceitos que mostram o quanto pequenas mudanças de hábitos podem ter grandes impactos se somados com as das outras pessoas. Queremos também mostrar que a água deve ser consumida conscientemente não apenas em épocas de escassez, mas de forma permanente”, explica Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu.
O Edukatu realizará também visitas de mobilização em escolas da capital paulista para dialogar sobre o tema e incentivar a participação de professores e seus estudantes no SOS Água. Em dois anos de existência, o Edukatu já alcançou 63.802 pessoas, sendo 20.944 professores e alunos participantes da rede, em 2.097 escolas.