Na base da “brincadeira”, o aplicativo Trato aproxima crianças do universo do dinheiro e ajuda no planejamento financeiro de famílias. Lançada pelo Banco do Brasil, a plataforma de gameficação trabalha conceitos de responsabilidade e organização.
No jogo, crianças de sete a 13 anos devem realizar tarefas nas categorias Educação, Tarefas Domésticas, Saúde e Bem-Estar e Comportamento. Por exemplo: arrumar a cama, fazer dever de casa e escovar os dentes. A cada tarefa cumprida, o jogador ganha “moedas”. As recompensas não são necessariamente dinheiro, para não criar uma relação superficial e de dependência financeira. Também podem ser ofertados outros presentes e experiências, de acordo com a definição dos pais como recompensas às tarefas cumpridas. Haverá a possibilidade, ainda, de vincular um cartão ao game.
“A ideia é que a solução não seja intrusiva, que gere empatia e faça sentido no contexto, tanto da criança quanto dos pais. Cada tarefa cumprida de acordo com o ‘trato’ reforça o vínculo familiar com diálogo, responsabilidade e respeito”, diz Marco Mastroeni, diretor de negócios digitais do BB. O aplicativo deve estar disponível gratuitamente a todos, correntistas e não correntistas do BB, a partir do terceiro trimestre.