O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é identificar lideranças que já realizam ações importantes nessa área e que têm o objetivo de ampliar o impacto dessas ações, conectá-las em rede e ampliar seu potencia, para que possam ir cada vez mais longe.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 3 de março. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário online, incluindo uma carta de recomendação a ser anexada ao final do formulário.

Quem faz parte da rede Talentos da Educação, em especial durante o primeiro ano no programa, participa de encontros de imersão com os demais integrantes da rede e desfruta de diferentes atividades para aperfeiçoar suas habilidades de liderança e para debater os desafios técnicos e políticos envolvidos em reformas educacionais. Ao longo dos anos seguintes, os participantes do programa continuam a interagir em rede e recebem apoio e formação customizada em temas específicos.

Quem são os talentos?

Desde 2014, já foram selecionados 60 Talentos da Educação. Com diferentes perfis e experiências, eles compartilham o mesmo sonho e compromisso de transformar a educação brasileira. A rede é composta por empreendedores do setor educacional, gestores e técnicos de  Secretarias de Educação e outros órgãos governamentais, consultores, profissionais do terceiros setor ou que trabalham diretamente em escolas, como professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

Atuando na área de políticas públicas, por exemplo, a rede conta com Anderson Soares Furtado Oliveira. Ele é assessor de Gestão Estratégica do Inep e responde pela concepção e implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, que busca aprimorar o monitoramento dos sistemas de ensino agregando novas informações, como financiamento, projeto pedagógico, registro de habilidades socioemocionais e satisfação da comunidade atendida. Anderson conta que quer atuar na formulação de políticas educacionais que fortaleçam o controle social da educação e na implantação de um centro de inovação e informação educacional.

Outro exemplo é Janaina Barros, que faz parte da rede desde 2014. Atualmente, é coordenadora pedagógica da Escola Ivani Oliveira, em Seabra, região da Chapada Diamantina (BA). Também atua como formadora de professores, coordenadores e equipes técnicas de secretarias de educação no Instituto Chapada. Em 2013, ela foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na categoria Gestão. “Meu sonho é conseguir que 100% dos alunos saiam da escola sendo proficientes. Espero um dia fazer mestrado fora do país para ajudar na realização desse sonho”, afirma. (Assessoria de imprensa)

Leia o edital e inscreva-se: www.fundacaolemann.org.br/talentos-da-educacao