A edição nº 103 da revista ARede – em versão impressa e disponível aqui, sob licença Creative Commons by SA – não é especial apenas porque é totalmente dedicada a mapear e promover o debate sobre o uso de tecnologia na educação. É especial também porque as reportagens foram feitas no intuito de servir como fonte de inspiração e prestação de serviço a gestores e educadores. Os textos são atemporais, de uso permanente, para que possam ser consultados, baixados e remixados em favor da melhoria das práticas pedagógicas.
A matéria principal, “Internet de qualidade na escola. E temos pressa!“, faz um mapeamento da realidade da infraestrutura de acesso no país, mostrando quais os direitos de conexão adquiridos pelas instituições públicas e quais os estágios de instalação em cada escola. A revista ARede também apoia e participa ativamente da Campanha na Escola e explica quais as propostas do Pacto Nacional pela Conectividade nas Escolas.
Ensino a distância é o tema da entrevista com Stravos Xanthopoylos, vice-diretor do Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e vice-diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).
Se você não conhece e mesmo se já utiliza Recursos Educacionais Abertos (REA), vai gostar de ler o “Jogo Livre”, um roteiro para entender e aplicar os principais conceitos do conhecimento livre, elaborado pelos especialistas Marineli Joaquim Meier e Henrique Oliveira da Silva.
Uma nova revolução no processo de ensino-aprendizagem está sendo feita pelas metodologias de ensino híbrido. Tema da reportagem “Tudo Junto e misturado”, essa estratégia pedagógica traz ganhos para educadores e educandos. Saiba porque e como mudar (para melhort) a sua sala de aula.
Programação não é mais coisa de nerds. Ao contrário, dizem os educadores atualizados com o mundo digital, é coisa para todos! Desde as criancinhas. A pesquisadora Drica Guzzi conta essa história em detalhes no artigo “Quanto mais cedo, melhor“.
No mundo conectado em redes, estar preparado para o trabalho colaborativo é fundamental. A educadora Vera Menezes compartilha com os leitores suas experiências nesse que é um dos grandes desafios da educação atual.
Aprender fazendo: essa é a filosofia do movimento maker. Que já chega às escolas. Mas não só. Começa a encantar os jovens também em suas comunidades. Conheça as experiências dos LabCEUs.
Uma ótima leitura!