Dois professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Tenente Aviador Gustavo Klug, em Pirassununga, desenvolveram um sistema que permite economizar cerca de 50 litros de água a cada banho. O Economic Shower utiliza um sensor que, acoplado ao chuveiro, interrompe a saída de água quando a pessoa se afasta da ducha para se ensaboar.
Quando o sensor detecta o retorno da pessoa para debaixo do chuveiro, a água volta a cair. O diretor da Etec e um dos autores do trabalho, Luiz Arthur Malta Pereira, explica que o objetivo é reduzir o desperdício de água por meio de um equipamento simples e econômico.
“Há uma grande perda de água durante o banho, quando não se fecha o registro ao usar o sabonete. Estima-se um desperdício de 35% a 40%. Por isso, pensamos em criar um sistema automático, rápido e barato que possa ser utilizado em qualquer chuveiro”, diz Pereira, que é formado em engenharia mecatrônica pela Universidade Paulista (Unip), com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).
O dispositivo é composto por uma placa eletrônica de controle, um sensor de presença e uma válvula solenoide para abertura e fechamento do fluxo de água. O uso do sistema desenvolvido pelos professores em um grande complexo, como um parque aquático, por exemplo, pode gerar uma economia de 50 mil litros de água por dia, a cada mil visitantes.
Segundo os estudos do diretor e do professor de informática Vitor Firmino, o custo de um chuveiro comum com o sistema criado pela Etec seria de R$ 50, caso produzido em larga escala. Um chuveiro elétrico com regulagem de temperatura poderia ser vendido a R$ 150, incluindo o equipamento de economia de água.
“A próxima etapa do projeto é experimentar a criação de chuveiros com o sistema acoplado e testar a instalação, a fim de aprimorar o equipamento”, adianta Pereira.
O projeto Economic Shower foi um dos 15 finalistas do 3º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios.
Assista ao vídeo que demonstra o funcionamento do sistema:
(Com assessoria de imprensa)