Esta é a segunda série de dois artigos em que o professor estadunidense Richard Byrnes, autor do blog Free Technology for teachers, analisa as principais mídias sociais e avalia de que modo essas ferramentas podem melhorar ou atrapalhar a comunicação entre gestores, educadores, pais e alunos.redes-sociais-na-escola2

Na primeira série, ele fala sobre o uso de redes sociais na comunicação entre a comunidade escolar.

 

2. Comunicando-se por e-mail

Prós

– Praticamente não há limite para a quantidade de texto e de informações que se pode colocar em um e-mail

– É fácil anexar arquivos ou lincar com um formulário Google. Isso é útil quando você precisa enviar documentos como autorizações para pais preencherem

– Sua escola provavelmente tem um banco de dados com e-mails de todos os pais e responsáveis. O que torna fácil acrescentar novos endereços.

– Os pais estão familiarizados com e-mails e sabem utilizar. Não se pode dizer o mesmo sobre as redes sociais.

– É fácil para pais e estudantes encaminhar e responder mensagens rapidamente quando querem informações complementares

– Existem muitos serviços relativamente baratos para ajudá-lo a implantar um sistema de distribuição de newsletter

– Como alternativa, você pode usar scripts de mala direta para agendar os envios dos e-mails

Contras

– Não são ideais para avisos urgentes, pois as pessoas não costumam checar e-mails o tempo todo, mesmo que recebam notificações em seus celulares.

– E-mails são ignorados com facilidade

– Alguns serviços de e-mail podem marcar sua mensagem como spam se for enviado a muitas pessoas simultaneamente. Os pais teriam que marcar, em seus provedores de e-mail, que o e-mail da escola não é spam.

– É preciso lembrar de utilizar BCC em vez de CC quando mandar e-mail manualmente para uma lista de endereços. Ou você irá expor todos os endereços para todas as pessoas da lista. E não esqueça as pessoas com frequência respondem “a todos”, em vez de responder apenas ao emissor do e-mail.

– Apesar de longos e-mails às vezes serem necessários, e-mails longos geralmente são descartados ou ignorados. Você tem que resistir á tentação de se alongar nos comunicados.

– Como acontece em relação a todas as formas de comunicação digital, temos de ficar atentos às famílias da nossa comunidade escolar que não têm acesso à internet.

 

Artigo publicado originalmente no blog Free Technology for teachers.