unnamedA partir de segunda-feira (16) estarão abertas as inscrições para a 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL). O evento acontece de 8 a 11 de julho, no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre. Quem se inscrever até 30 de março tem 65% de desconto. Os ingressos individuais e corporativos custam R$ 120 por pessoa no primeiro período. Estudantes e caravaneiros têm desconto maior. Os valores aumentam de acordo com a proximidade do evento. Durante os dias do FISL, as entradas custam R$ 350 em todas as categorias, exceto estudantes, que pagam metade. Veja a tabela completa de valores.

Este ano, o FISL utiliza um novo sistema de inscrições, o SEGUE, desenvolvido pela Associação Software Livre.Org (ASL.Org) especialmente para o FISL16. Os códigos desenvolvidos são livres e estão disponíveis. Prevista para o início de março, a abertura das inscrições foi adiada para adequação do software que gerencia o processo às exigências da prefeitura de Porto Alegre para a emissão de nota fiscal eletrônica.

CARAVANEIROS GANHAM DESCONTO

É possível realizar a inscrição também como caravana. Os participantes dos grupos pagam apenas 50% do valor e o líder da caravana fica isento de pagamento se houver no mínimo cinco pagantes.

PROPOSTAS DE PALESTRAS

O evento já recebe propostas de atividades desde o final de fevereiro. Grande parte da programação é montada pela comunidade, que seleciona as melhores palestras em um sistema de torneio suíço. Os interessados em participar da seleção têm até o dia 29 de março para inscrever sua ideia. A organização prevê a divulgação dos palestrantes no final de maio.  Os que tiverem palestras incluídas na grade não pagam ingresso.

ENVIE SEUS ARTIGOS ACADÊMICOS

Até o dia 22 de março o Workshop Internacional de Software Livre (WSL) recebe artigos de pesquisadores sobre a discussão do estado-da-arte em desenvolvimento, avaliação e adoção de software livre em diversos cenários. Os artigos devem ser escritos em inglês, português ou espanhol. Mais informações sobre a submissão de papers podem ser encontradas na página do WSL. Uma novidade: no endereço wsl.softwarelivre.org está o repositório de todos os trabalhos apresentados no WSL, desde sua primeira edição.

HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA

Outra novidade é o empurrãozinho à solidariedade que a comunidade Software Livre já demonstra nos grandes eventos. Interessados em compartilhar espaços para hospedagem solidária ou pedir pouso em Porto Alegre podem visitar a comunidade criada com esse objetivo. (Com assessoria de imprensa)