A Atos, empresa de serviços digitais e parceira mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), anuncia a 5ª edição do IT Challenge, competição internacional de tecnologia criada para estudantes universitários. O IT Challenge, iniciativa WellBeing@Work, começou em 2012 com a intenção de promover a inovação em novas gerações de profissionais de TI. Hoje, o evento já está consolidado no calendário das universidades parceiras – confira aqui as parceiras no Brasil. O concurso está aberto a estudantes de todo o mundo, que devem participar como equipes de dois a quatro membros. Todos os participantes serão convidados a candidatar-se a vagas de estágio para trabalhar na Atos.

O tema deste ano convida os alunos a resolver um dos maiores enigmas do século 21: como gerir nossos dados pessoais online para que possamos usufruir do que o mundo digital pode oferecer e, ao mesmo tempo, proteger a nossa privacidade e o direito ao esquecimento. Dependendo da situação, a pessoa pode pedir que seus dados sejam “esquecidos” e, assim, completamente apagados pelos provedores.

A nova era digital traz oportunidades e riscos. Em maio deste ano, por exemplo, a UE inaugurou o Mercado Único Digital, buscando contribuir com 415 bilhões de euros por ano para a economia e, assim, criar centenas de milhares de novos postos de trabalho. Essa iniciativa representa um passo positivo para consumidores, empresas e governos.

Enquanto isso, o aumento de ataques cibernéticos e o risco crescente de perda de dados, juntamente com o exame minucioso de regulamentos em vigor, como os safe harbours, apresentam razões para se ter cautela. Nunca antes, neste novo ambiente digital, foi tão crucial controlar e gerenciar os dados que decidimos tornar públicos.

“Gerenciar nossas próprias identidades digitais é um problema atual. É por isso que em 2016, a Atos convida estudantes de todo o mundo a tentar nos ajudar a encontrar novas formas de tecnologia para proteger nossos dados online, garantindo também o direito ao esquecimento. Nosso concurso IT Challenge coloca à disposição dos estudantes uma excelente oportunidade de transformar suas ideias em algo real e palpável e até introduzi-las ao mercado. Não poderíamos estar mais entusiasmados para descobrir como eles irão utilizar seus conhecimentos e suas experiências para criar esses aplicativos”, diz Grapinet Gilles, vice-presidente executivo sênior de Funções Globais da Atos.

Pela primeira vez, tanto o vencedor como os finalistas receberão prêmios em dinheiro – 10 mil, 5 mil e 3 mil euros respectivamente – destinados a facilitar a comercialização de seus aplicativos, juntamente com o apoio e assessoria de uma equipe de Business Technologists da Atos.

“O IT Challenge é um concurso desafiador, porque além de propor a criação de uma solução de tecnologia que busca melhorar a vida da comunidade, também incentiva o trabalho em equipe e estimula a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, os estudantes irão competir com pessoas de outros países, com as mais diversas culturas, promovendo a troca de experiências e conhecimento”, afirma Francisco Fay, diretor de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Atos na América do Sul.

As regras
Durante a primeira fase, voltada as inscrições, e que termina no dia 30 de novembro de 2015, os alunos serão convidados a apresentar a tecnologia e arquitetura que vão usar na criação do app, explicando posteriormente na segunda fase, como desenvolvê-los.
O júri, composto por membros da comunidade científica da Atos, uma rede global de 100 dos melhores técnicos empresariais da empresa, selecionará uma primeira lista com 15 equipes.
As equipes selecionadas serão anunciadas em dezembro e passarão para a segunda fase, que consiste no desenvolvimento do aplicativo.
Em maio de 2016, as 15 equipes irão apresentar seus aplicativos, e os finalistas serão convidados a participar de uma cerimônia de premiação em junho, onde serão anunciados o vencedor e os dois segundos colocados. (Assessoria de imprensa)

 Inscrições: www.atositchallenge.net