O Data Transparency Lab (DTL), um projeto da comunidade digital para revelar o fluxo e o uso dos dados pessoais na rede, lançou uma convocação global para oferecer bolsas para os dez melhores projetos de pesquisa sobre o uso de dados na internet. Cada vencedor receberá até 50 mil euros.
O financiamento será destinado a pesquisas em campo que devem ajudar os consumidores a ter maior controle sobre como suas informações são tratadas em uma web mais aberta. As temáticas deverão estar centralizadas no desenvolvimento de ferramentas, plataformas, medições e metodologias de engenharia inversa, para o uso de dados em serviços online (por exemplo: publicidade, serviços de recomendação, preços e disponibilidade de bens e informação); coleta de dados pessoais para serviços online; análise/gestão de dados pessoais para a preservação da privacidade; ou aumentar a consciência social e dos usuários.
As instituições participantes, entre as quais a Telefónica, também buscam favorecer a sustentabilidade da economia web pelo uso responsável e transparente da publicidade, do comércio eletrônico e da analítica online.
O prazo para a apresentação dos projetos é 15 de maio.
O Data Transparency Lab é uma comunidade de universidades, empresas e instituições fundada por Mozilla, Telefónica, MIT Connection Science e Open Data Institute. É o resultado da parceria entre universidades, empresas e instituições para apoiar a pesquisa de ferramentas, dados e metodologias para clarear sobre o uso dado pelos serviços online aos dados pessoais, e para capacitar os usuários para controlar seus dados pessoais online. (Com assessoria de imprensa)
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