Já é possível acessar as mais importantes informações sobre todas as 327 Unidades de Conservação federais (UCs) do Brasil, por meio do Painel Dinâmico de Informações Gerenciais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), criado com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). Dados de pesquisas, gestão e atividades das UCs de todos os biomas brasileiros estão reunidos de forma atualizada e simplificada.
O banco de dados está organizado em grupos temáticos. As informações revelam resultados de 10 anos de trabalho do ICMBio e também a transparência da aplicação dos recursos nas UCs. É possível acessar, por exemplo, números da fauna avaliada pelo ICMBio, gestão administrativa e de pessoas, uso público, turismo, pesquisa de biodiversidade, orçamento e finanças. Tais dados podem ser utilizados para fins educativos, de pesquisa, por turistas, cidadãos e imprensa.
“A ferramenta é bastante intuitiva e muito poderosa para consulta, análise e integração de dados. Todos os seus gráficos e tabelas são interconectados, de modo que, ao fazer qualquer seleção na visualização, as informações são rearranjadas segundo o critério selecionado”, afirmou Marcelo Kinouchi, chefe da Divisão de Gestão Estratégica e Modernização do ICMBio. (Com assessoria de imprensa)