A Semana do Código acabou, mas a Microsoft vai manter os conteúdos e as aulas de programação disponíveis no site Eu Posso Programar, pelos próximos meses. Esse é um incentivo para que os jovens aprendam linguagem de código, ampliando as suas oportunidades de carreira e para empreender. A iniciativa da Microsoft chamada Eu Posso Programar é voltada a crianças e jovens de 12 a 25 anos, e faz parte do programa YouthSpark, que desde 2012 já beneficiou mais de 11,6 milhões de jovens no país.
No Instituto Projeto Neymar Jr., uma associação privada sem fins lucrativos fundada pelo atleta e dedicada às causas sociais na Praia Grande (SP), cerca de 2.400 crianças são atendidas. Na última semana, 60 delas, entre 12 e 14 anos, puderam ter acesso ao conteúdo e concluíram as aulas de programação.
O material didático foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, a habilidade na resolução de problemas e a criatividade. O conteúdo de nome Hora do Código utiliza a linguagem de blocos para ensinar a programar por meio de dois cursos – Angry Birds e Ana e Elsa de Frozen, nos quais as crianças aprendem os fundamentos básicos de informática e os conceitos utilizados para fazer aplicativos. A proposta do Angry Bird, por exemplo, é fazer o personagem percorrer um labirinto para bater no porco verde. Já programar com a Ana e Elsa de Frozen permite que os pequenos criem flocos de neve e uma paisagem congelante para compartilhar com os amigos.
Os demais conteúdos do programa são: o Aprendendo a Programar, que consiste em videoaulas didáticas e o Crie seu Jogo para Kinect, que adota a linguagem em blocos Scratch para criar jogos para Kinect. Todos os cursos oferecem certificado online. (Assessoria de imprensa)