Os ministérios da Cultura (Minc) e da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Lidas, acabam de lançar o CulturaEduca, ferramenta criada para mapear, de forma colaborativa, escolas e territórios educativos. O objetivo é saber onde estão as iniciativas de cultura e educação no país. Qualquer usuário – crianças, jovens, professores, pais, agentes culturais e gestores de políticas públicas, entre outros – pode inserir e editar informações no sistema, possibilitando a construção de mapas participativos que poderão ser usados pelas comunidades como ferramenta para reflexão sobre seus territórios.
O CulturaEduca nasce com uma base de dados inicial de 15 mil escolas públicas participantes do programa Mais Educação do MEC; Pontos de Cultura; Agentes de Leitura; bibliotecas públicas e bibliotecas comunitárias rurais; museus; teatros; cinemas; Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); equipamentos de saúde; centros e museus de ciências; e telecentros, entre outros.
Para a diretora de Articulação de Políticas de Cultura e Educação da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura, Carla Dozzi, o CulturaEduca será importante para o acompanhamento das iniciativas mapeadas. “Buscando o processo de formação das escolas e levantando bancos de dados, nos deparamos com a necessidade de sistematizar toda a base de dados da Cultura, que estava defasada na época”, informou.
De acordo com o coordenador-geral do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), Leonardo Germani, o próximo passo, no âmbito do MinC, é integrar informações recebidas das diversas secretarias e vinculadas em busca de uma linguagem comum. Dessa forma, o SNIIC terá uma base única para a alimentação do CulturaEduca no que diz respeito aos dados da Cultura.
Territórios educativos
Para uso do portal CulturaEduca, um território educativo é o espaço físico e simbólico do entorno de uma escola pública. A área desse entorno varia de 1 a 5 km, dependendo da região, mas sempre considera uma extensão apreensível pelos cidadãos em sua vivência cotidiana. Dentro de cada área, busca-se identificar equipamentos e iniciativas socioculturais que contribuam para a educação permanente de crianças, jovens, adultos e idosos. (Assessoria de Comunicação)