portal-arede-educa-escola-digitalNo primeiro semestre deste ano, cerca de 500 mil usuários, predominantemente do ensino público, acessaram plataformas da Escola Digital, na qual são oferecidos mais de 18 mil objetos digitais de aprendizagem – vídeos, games, animações, infográficos, videoaulas e mapas – a estudantes e docentes.Inteiramente gratuitos, os conteúdos pedagógicos online e off-line são categorizados por disciplina, série, tema, tipo de mídia e idioma.

O portal também indica recursos digitais que podem ajudar na criação de novos objetos de aprendizagem, trabalhos com temas transversais e realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas. A curadoria do conteúdo é feita pela TIC Educa, empresa especializada em pesquisar e desenvolver soluções para aulas interativas .

O os Institutos Natura e Inspirare e a Fundação Telefônica Vivo, responsáveis pelo projeto, informam que chegou a 21 o número de secretarias de educação, 12 estaduais e nove municipais, adeptas do programa. Todas tiveram completa autonomia para customizar a plataforma, conforme suas realidades locais.

“A Escola Digital tem o importante papel de possibilitar o acesso a conteúdos multimídia e ampliar as fontes de pesquisa de qualidade. Além disso, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um, de cada rede, e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes”, diz Maria Slemenson, gerente do projeto no Instituto Natura.

Somente neste semestre, as secretarias estaduais de Educação de Espírito Santo, Alagoas, Amazonas e Paraíba, além da Municipal de São José dos Campos, no interior de São Paulo, adotaram a Escola Digital. O portal está em uso nos estados: São Paulo, Paraná, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre e Sergipe; e também nos municípios de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Caçapava (SP), Mogi Mirim (SP), Potim (SP), Jacareí (SP), Gramado (RS), Salto (SP). (Com assessoria de imprensa)