spmd-02Um game de batalha sobre a independência da Bahia, um artigo sobre o Outubro Rosa, vídeos sobre temas transversais, formações online sobre apropriação tecnológica, entrevista sobre alfabetização visual, uma proposta de estudo sobre etno matemática… a variedade de assuntos e conteúdos reunidos no blog Professora Online e Professor Web é enorme. Elaboradas com base nos princípios de uso pedagógico, tecnológico, lúdico e interdisciplinar, as mais de mil postagens do canal virtual já passaram de 800 mil acessos não apenas de docentes, mas também de estudantes (dados de outubro de 2016).

Essa era a ideia. A mídia social, mantida pela Rede Anísio Teixeira, Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres da rede pública estadual de ensino da Bahia, foi criada em 2010 para atender a comunidade educacional do estado. Mas está aberta para ser utilizada por quem desejar. Todos os conteúdos postados no blog, relacionados às diversas áreas do saber, aos temas transversais e ao estímulo à utilização de mídias e tecnologias educacionais livres, têm licenças livres e estão disponíveis gratuitamente. Mais do que um acervo de informações e recursos educacionais digitais, o espaço permanente de trocas entre alunos e professores é também um repositório de boas práticas. Isto é, não compartilha apenas os conteúdos prontos. Também publica os processos, os caminhos para que as reflexões e as vivências inspirem iniciativas país afora.

No início do projeto, concebido em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, o Professor Web consistia em um canal de diálogo direto e informal entre a Secretaria de Educação da Bahia com professores, estudantes e público em geral. Em 2011, o gerenciamento do Blog passou para a Rede Anísio Teixeira. Em 2012, enquanto a equipe da Rede apresentava a ferramenta a um grupo de educadores, uma das professoras cobrou a falta de representação da mulher no título do projeto. Assim, em 2013, nasceu a Professora Online, unindo-se ao Professor Web.

conexao-mssp-02

Elaboradas com base nos princípios de uso pedagógico, tecnológico, lúdico e interdisciplinar, as mais de mil postagens já passaram de 800 mil acessos não apenas de docentes, mas também de estudantes

A produção multimidiática é desenvolvida pela equipe do blog, juntamente com a comunidade escolar. Porque o objetivo principal é fomentar a produção, o uso e o compartilhamento de recursos digitais educacionais livres, afirma Yuri Bastos Wanderley, coordenador geral de projeto. Tudo que é feito tem por trás a preocupação de ser desenvolvido, registrado e publicado de forma que possa ser facilmente assimilado e replicado. Tutoriais e vídeos explicam em detalhes as etapas de desenvolvimento.

Grupos de trabalho formados por educadores da rede são responsáveis pela produção, pela pesquisa e pela catalogação de mídias e recursos educacionais livres. Também ministram as formações para uso, produção e compartilhamento dos conteúdos. Diversos parceiros ajudam a ampliar o alcance das publicações: SaferNet, Comunidade REA Brasil, TVE, Rádio Educadora, Cine Clube Bahia, Fundação Pedro Calmon, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Cursos de Licenciatura, Grupo EMFoco, Pibid, EmiTec, Projeto Ciência na Escola, entre outros.

 O espaço de trocas entre alunos e professores não compartilha apenas os conteúdos prontos, mas também os processos, para que as vivências inspirem outras inciativas

Para além do virtual, o projeto Professora Online e Professor Web promove ações presenciais. Nas Caravanas Digitais, a equipe responsável pelo blog visita instituições de ensino públicas. “Nessas ocasiões, nós valorizamos as expressões artísticas e culturais nas escolas, ao mesmo tempo em que indicamos percursos possíveis na utilização de mídias e tecnologias educacionais livres”, ressalta Wanderley.

Antes de atuar diretamente no projeto, a coordenadora de Desenvolvimento Curricular da rede estadual, Anny Carneiro Santos, já conhecia o blog e o utilizava nas aulas para de alunos de graduação. “Não é todo o público das escolas que tem facilidade com diferentes tecnologias, por isso o blog é ideal, apresentando conteúdos de fácil acesso, organizados tematicamente e com linguagem acessível”, avalia Anny.

portal-arede-educa-conexao-mssp-02-02

Para além do virtual, o projeto promove ações presenciais. Como as Caravanas Digitais, em que a equipe responsável pelo blog visita instituições de ensino públicas

Os estudantes também têm participação ativa no ambiente virtual. Nalbert Aquino, egresso da rede estadual, fez a formação para cobertura colaborativa 2014, promovida pelo blog. Integrou ainda o projeto de audiovisual e produziu material para o Enem. Também participou de formações em audiovisual e mídias digitais e cobriu eventos para o blog. “Sempre gostei de jornalismo e pude vivenciar isso no projeto. A abordagem do blog é bem próxima dos alunos, com uma linguagem em que podemos aprender brincando”, relata. Nalbert tem costume de compartilhar as postagens no Facebook, o que ajuda a divulgar os conteúdos e o próprio blog.

Hospedado no WordPress, o blogcomporta produções feitas prioritariamente em softwares livres como Ubuntu, Linux Educacional, JuntaDados, Gimp, Inkscape, Kdenlive, Audacity, Blender, entre outros. O núcleo de coordenação e produção fica na Rede Anísio Teixeira, situada no Instituto Anísio Teixeira, onde há conexão à internet a 100 Mbps, fornecida pelo governo da Bahia.