Do Instituto Península

9715535Como filtrar, entre tantos dados recebidos, aqueles que valem a reflexão? Esse é um desafio para as atuais gerações. E o design thinking é uma metodologia que pode ajudar nesta tarefa, impactando o aprendizado do aluno e transformando a escola.

Pensando nisso, o Instituto Península, em parceria com o Instituto Tellus, utilizou a técnica de design thinking para desenvolver uma pesquisa com objetivo de colaborar com a reconfiguração do currículo escolar nas escolas do Brasil.

O estudo focou no design como uma disciplina capaz de oferecer suporte para o direcionamento de processos de mudança e teve como escopo um sistema complexo e heterogêneo composto pela comunidade escolar – gestores, professores e alunos – e outros fatores de influência como o contexto social, os pais, as diretrizes educacionais e os programas pedagógicos propostos.

Durante seis meses, o projeto analisou também como o design de currículo vem sendo aplicado em escolas inovadoras de todo o mundo e como é possível trazer essas soluções para melhorar a formação de professores brasileiros por meio de reflexões, novas ferramentas e maneiras de inovar na educação.

O resultado é o Aprender a Aprender, um relatório completo da pesquisa que pode apoiar professores, diretores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação a trilhar um novo caminho rumo à transformação da educação.

Para baixar
http://www.institutopeninsula.org.br/download/966