O Colégio Emece utiliza o formulário Google e o complemento Flubaroo para elaboração e entrega das tarefas aos alunos do 6º ano do ensino fundamental. A tecnologia já resultou em 22% a mais de eficácia que o método tradicional. Com o Google Planilhas, os professores do CEI Paraty administram os nomes dos alunos, planejamento semanal, notas e resultados finais em um único arquivo.
“A tecnologia contribui para que os alunos criem hábitos de estudos cada vez mais autônomos, valendo-se de uma linguagem que lhes é familiar. Além disso, auxilia o professor nas correções, diagnósticos e levantamentos estatísticos”, diz Fernando Rosario de Sousa, consultor de Tecnologia Educacional da Foreducation e professor de história do Emece.
Para a fixação dos conteúdos, os alunos realizaram pesquisas em sala de aula e construíram seus próprios questionários de estudo, tudo colaborativamente. Em casa, acessaram o formulário Google e utilizaram o Google Drive. Com o Flubaroo, verificaram instantaneamente seus erros e acertos, de modo personalizado. E o professor tem à disposição dados como média e questões com maior índice de erros.
“Fazer uma atividade no caderno é desmotivador para alunos da geração da velocidade, não faz sentido. Eles podem deixar de fazê-la ou apenas copiar do melhor da classe. Com a tarefa online, em três cliques o aluno recebe a devolutiva. O feedback imediato é um fator motivador”, declara o consultor
A professora de inglês Renata Sodré Leal, do CEI Paraty, sempre teve dificuldade em utilizar agendas, cadernos e lembretes para trabalhar. “Primeiro porque tinha de carregar esses itens para onde quer que fosse. E depois porque sempre que tinha que alterar algo era complicado. Ao modificar um planejamento escolar, por exemplo, era necessário pegar o caderno ou agenda, apagar com borracha ou corretor, e refazer. Se estivesse impresso e colado no caderno ou corrigia na folha impressa ou refazia a folha digitada para ser colada de novo”, recorda.
Com o Google Planilhas, Renata não precisa mais ter cada assunto separado, e dessa forma, não leva mais tanto tempo para procurar e casar os dados no fechamento. As tabelas têm fórmulas de soma inseridas de modo que qualquer dado lançado já consta na pontuação final de cada aluno. Com isso, dificilmente se erra ao fechar as médias, uma vez que são todas calculadas pelas planilhas. Com a visualização dos pontos que o aluno vai adquirindo, facilita prever quem poderá ter mais dificuldades em atingir a média exigida, o que permite um trabalho preventivo customizado.
“Ao conseguir aplicativos que corrijam atividades em bloco como o Flubaroo e ao ter acesso a um banco quase infinito de questões, atividades e vídeos para preparar as aulas na internet, seguramente o professor tem seu tempo otimizado. Ao deixar atividades mecânicas e repetitivas sendo cuidadas por uma programação prévia e por recursos com preenchimento automático, o tempo pode ser empregado em outras tarefas”, avalia Fernando Rosario. (Assessoria de imprensa)