A Ruckus Wireless implementou uma rede Wi-Fi no Colégio Visconde de Porto Seguro, de São Paulo (SP), que tem três unidades para atender cerca de 10 mil alunos. Com a proposta de melhorar o sinal sem fio e centralizar o gerenciamento da infraestrutura, foram instalados mais de 250 pontos de acesso Ruckus ZoneFlex Smart Wi-Fi de banda dupla (5 GHz/2,4 GHz) para interiores, mais 25 Ruckus ZoneFlex externos e mais três controladores Ruckus ZoneDirector 3025.
“O projeto consistiu na revisão de todo o ambiente de rede necessário para a melhora do desempenho e disponibilidade da rede wireless”, explica o diretor de tecnologia da informação do Colégio Visconde de Porto Seguro, Alexandre Marcondes. Entre os problemas enfrentados pela rede de ensino antes do projeto estavam baixa qualidade no sinal da rede wireless, baixa performance no uso da rede, falta de redundância e contingência, falhas de segurança e falta de controle no uso do sinal.
“A soluçāo proporcionou uma rede de alta capacidade, cobertura inteligente e gestão da arquitetura, atributos que se traduzem em alto nível de experiência para os alunos, para as ferramentas educacionais, para a estratégia pedagógica dos professores e para corpo administrativo”, diz o gerente de vendas no Brasil da Ruckus Wireless, Ulisses Pimentel.
Os APs Ruckus ZoneFlex para interiores combinam tecnologia patenteada de antena adaptável e redução de interferência automática para fornecer desempenho consistente e previsível em maior alcance. Os APs usados externamente integram a tecnologia de antena adaptativa para permitir sinais com maior alcance, melhor penetração do sinal de fora para dentro e fácil adaptação a diversas interfaces. O controlador ZoneDirector 3000 é capaz de administrar até 500 pontos de acesso ZoneFlex Smart Wi-Fi e 10 mil clientes de um único local.