Composta por representantes de cinco instituições de ensino superior do Brasil, uma equipe multidisciplinar criou o site Mergulhando ciências no semiárido, para divulgar informações sobre conservação e recuperação dos recursos naturais do semiárido brasileiro.

Materiais paradidáticos, escritos por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), traduzem o conhecimento científico em textos compreensíveis e palpáveis para experimentos pelas populações menos esclarecidas da região.

As publicações abordam assuntos como água, piscicultura, caatinga, animais, protozoários, plantas tóxicas e outros que, sem o devido manejo, comprometem a sustentabilidade da região.

Para a coordenadora do projeto, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, doutora em ecologia e recursos naturais e professora do Centro de Biociências da UFRN, “a perspectiva é que os materiais produzidos funcionem como um incentivo ao ensino de ciências, com vistas à convivência com o ambiente semiárido e sua sustentabilidade”. (Assessoria de Comunicação Social, com informações da UFRN)

Para baixar: http://mergulhandocienciasnosemiarido.weebly.com/materiais.html