Já foram abertas as inscrições para os cursos do programa Cisco Networking Academy com foco na preparação de profissionais para atuar nos jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Os candidatos às 700 vagas disponíveis devem se inscrever no site das Naves do Conhecimento. Os cursos são gratuitos e vão ser ministrados inicialmente na Nave de Triagem, que recebeu uma doação de equipamentos de ponta da Cisco.

A companhia, que é apoiadora oficial das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016 doou à Nave de Triagem um laboratório e uma sala de telepresença com soluções de ensino a distância Webex e Jabber.

A iniciativa é parte de um acordo de colaboração amplo entre a Cisco, a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro e o Comitê dos Jogos Olímpicos. Está previsto estender a mesma estrutura de formação para mais quatro Naves – Engenho de Dentro, Madureira, Complexo do Alemão e Padre Miguel. E também  faz parte do que está sendo considerado um legado para a cidade do Rio de Janeiro a potencialização da conexão Wi-Fi das Naves, com expansão da cobertura do sinal para a comunidade no entorno dos centros de tecnologia. De acordo com Rodrigo Uchoa, diretor de Novos Negócios de coordenador do projeto Rio 2016 na Cisco, os equipamentos wireless já estão sendo instalados.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, informou que a próxima unidade a ser entregue à população será a “Nave Cidade Olímpica”. Prevista para ser inaugurada em janeiro de 2016, a Nave fica ao lado do Estádio Olímpico do Engenhão. “Esperamos que essa parceria seja um legado permanente das Olimpíadas, de forma que possamos manter capacitações dessa qualidade em todas as Naves”, disse Coelho. Uchoa afirmou que a Cisco vai se encarregar do suporte e da manutenção dos equipamentos por três anos e depois será feita uma reavaliação dos resultados do projeto. (A jornalista viajou a convite da Cisco)