A maioria de nós, docentes ou estudantes, faz exposições orais que requerem uma preparação prévia. É verdade que existem muitas estratégias para que essas apresentações sejam um sucesso. Mas você não acha que um bom suporte visual pode ajudar a capturar e manter a atenção de nossos ouvintes?
Na internet, podemos encontrar diversas ferramentas para fazer apresentações atrativas, criativas e até divertidas. Por isso, trago aqui cinco dicas legais, gratuitas e muto simples de usar.
Prezi – Certamente muitos já ouviram falar desta ferramenta. O Prezi permite criar peças dinâmicas, nas quais, com um zoom, podemos nos mover pela apresentação, obtendo desde uma visão geral até o menor detalhe. Também oferece várias funcionalidades, como adicionar imagens, vídeos do YouTube, importar PowerPoints, entre outras. Se ficou interessado em saber mais sobre o Prezi, assista este tutorial, que ensina a usar a ferramenta em 15 minutos.
Powtoon – Sem dúvida, esta é a ferramenta mais divertida, por suas animações. Com Powtoon podemos criar vídeos e apresentações animadas de modo simples, adicionando texto, música, gravações, animações etc. A versão de teste é gratuita e é possível fazer quantas apresentações quisermos de no máximo cinco minutos. Há vídeos de exemplo no YouTube.
Emaze – Excelente ferramenta para apresentações, composta por templates em 2D e 3D de diversas tipologias. Tudo pode ser personalizado com textos, gráficos, imagens, áudios e vídeos baixados da Emaze, da internet ou do computador. Também é possível importar arquivos PPT e compartilhar os trabalhos realizados nas redes sociais.
Canva – Para criar desenhos geniais, colagens de fotos, imagens para Twitter e FB, cartões de visita e, claro, apresentações. A ferramenta oferece uma grande variedade de desenhos, tipografias, imagens e um mundo de recursos para criações personalizadas. As apresentações podem ser compartilhadas com outras pessoas, com a possibilidade de que elas editem, ou ainda descarregadas em formato PDF.
Haiku Deck – Os trabalhos feitos com sta ferramenta se caracterizam pela simplicidade e elegância. Sem dúvida a aiku Deck é indicada para quem quer uma apresentação bastante visual, pois seus slides se compõem unicamente de uma imagem ao fundo e dois blocos de texto. Existem vários desenhos disponíveis e uma ampla biblioteca de imagens temáticas. Também há a opção de carregar imagens de arquivos próprios. A ferramenta está disponível também para iPad.
O que achou? Estas ferramentas são apenas algumas das que podemos encontrar na internet. Se você conhece mais alguma, não hesite em compartilhar com outros professores e estudantes.
* Publicado no Blog Tiching
Tradução: Áurea Lopes
Ferramentas de apresentações LIVRES
Por Frederico Gonçalves Guimarães *
As ferramentas listadas na matéria anterior são proprietárias. Pertencem a uma empresa/grupo/organização que está fora do controle do usuário. Dessa forma (e isso está no termos de uso que o usuário aceita ao se cadastrar), a qualquer hora elas podem simplesmente deixar de existir ou começar a cobrar para usar seus recursos (alguém aí lembra do Ning?). E aí, TUDO o que você produziu se perde, uma vez que não tem como exibir as apresentações fora do ambiente/software deles.
Por isso, para efetivamente preservar aquilo que você produziu, a melhor opção ainda é usar serviços ou softwares que geram arquivos em formatos abertos. Um bom exemplo é o Sozi, que é uma extensão do Inkscape, que permite criar apresentações ao estilo do Prezi. Com uma diferença. O arquivo gerado é um SVG, que pode ser aberto em qualquer navegador web.
Essas opções podem (mas nem sempre são) ser um pouco mais complicadas de usar e/ou gerar resultados menos “pirotécnicos”, mas pelo menos garantem que você não vai perder o acesso ao material produzido. E, no final das contas, é isso que deveria interessar, né?
* Frederico é integrante do Software Livre Educacional (SLE)