Você sabia que um em cada cinco jovens brasileiros compartilha seu endereço residencial na web? Ou que quase um terço deles admite ter conversado com um estranho on-line? Ou, pior, que 35% daqueles que conversaram encontraram esse desconhecido pessoalmente depois?
Para ajudar a conscientizar os jovens sobre a importância de se proteger na rede, o Google Brasil lançou a Expedição Google de Segurança na Internet. Serão visitadas 20 escolas em diferentes cidade do país. A experiência, uma oficina de 45 minutos, já foi realizada em uma instituição pública em Brasília. As outras idades ainda não foram definidas. Tudo depende das parcerias com o poder público local, informa Helena Martins, analista sênior de políticas públicas e coordenadora da Expedição Google de Segurança na Internet .
O programa, voltado a estudantes entre 8 e 14 anos, vai oferecer lições simples como criar uma senha forte e segura, identificar golpes na internet, entre outras. Ao final da atividade, os participantes recebem uma cartilha impressa. “Estamos estudando como disponibilizar uma versão digital desta cartilha, mas quem desejar pode encontrar a maior parte das informações em nossa Central de Segurança”, diz Helena.
A Expedição começou nos Estados Unidos. Para ser aplicada ao Brasil, houve uma adaptação do conteúdo feita em parceria com a Unicef e a Safernet. (Com assessoria de imprensa)