O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a Internet Society (Isoc) publicaram a lista de jovens brasileiros e latino-americanos selecionados para participar do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), de 10 a 13 de novembro, em João Pessoa (PB). Dos 127 integrantes do Programa Youth@IGF, 73 receberão bolsa auxílio que inclui acomodação, custos de viagem e alimentação.
Os escolhidos demonstraram liderança, comprometimento e dedicação durante as atividades do programa, que teve apoio de empresas como Google, Intel e Verizon. Os jovens terão atividades específicas durante a programação do fórum,como encontros regulares para acompanhamento das atividades do grupo e apoio dos tutores para participação nos debates e atividades oficiais.
“Essa contribuição do CGI.br tem o objetivo de estender o debate a todos os que tenham interesse em contribuir com o desenvolvimento da internet. Os jovens são parte fundamental desse processo”, ressalta Thiago Tavares, integrante do CGI.br. “A Intel acredita em uma Internet dinâmica e plural, que se renova e gera oportunidades. Por isso apoia o Youth@IGF, que seleciona jovens e os prepara para participar do IGF 2015. Essa geração moldará o futuro da internet com suas ideias”, comenta Emilio Loures, diretor de políticas públicas da Intel.
De acordo com Sebastian Bellagamba, diretor da Internet Society para América Latina e Caribe, “a Isoc ficou honrada em apoiar o programa, pois é uma oportunidade de empoderar a nova geração de líderes da internet na região, por meio da capacitação e intercâmbio de informações, bem como uma forma de atender às necessidades da comunidade com o fomento da discussão regional de governança da internet”, afirmou.
“O Google sempre foi defensor de uma internet gerida em conjunto pela iniciativa privada, a comunidade tecnológica, a sociedade civil e os governos. É como tem funcionado e é a melhor maneira de resolver os desafios técnicos e políticos e econômicos de uma internet verdadeiramente global. Entendemos que é fundamental capacitar os jovens para participar ativamente desse processo de governança da internet”, complementa Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas do Google Brasil.
Sobre o Programa Youth@IGF
O Programa Youth@IGF foi composto por três fases principais: curso online, trilhas de discussão e bolsa de participação ao IGF 2015. Na primeira fase foram selecionados 127 jovens entre 18 e 25 anos, sendo 91 brasileiros e 36 estrangeiros, para participar de um curso online com quatro semanas de duração, ministrado em português, espanhol e inglês, e que abordou os seguintes módulos: Introdução à Governança; Atores e Grupos de Interesse; Infraestrutura, Padrões e Protocolos; e Princípios da Internet.
Os alunos aprovados na primeira fase foram convidados a escolher uma das trilhas de discussão para aprofundar o conhecimento e a discussão nos respectivos tópicos: Inovação e Empreendedorismo; Privacidade e Segurança e Governança da Internet. No total, serão realizados 14 webinars com especialistas nacionais e internacionais nos temas das trilhas.
Sobre o IGF 2015
Há 10 anos sob a responsabilidade do Secretário-Geral da ONU, o IGF 2015 reunirá representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil, entre especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet. Com o tema Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável, o evento contará com debates e discussões sobre subtemas como Cibersegurança e Confiança; Economia da Internet; Inclusão e Diversidade; Abertura de Acesso; Reforçando a Cooperação Multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos Críticos da Internet; e Questões Emergentes. A programação completa pode ser consultada no sítio http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule.
Além do incentivo à participação de jovens latino-americanos com o programa Youth@IGF, o CGI.br participa da realização do fórum com a produção logística, oferecendo toda infraestrutura necessária, e com uma participação ativa no Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o secretário-geral da ONU e contribui para a organização do IGF. O Brasil será o único país a hospedar o IGF em duas ocasiões até hoje, sendo a primeira no Rio de Janeiro, em 2007.
“A internet muito avançou no Brasil e no Mundo, desde que hospedamos o IGF em 2007. Propiciar mais uma vez um ambiente de debates e busca de consensos em torno dos grandes temas da governança da Internet é uma honra para o Brasil e para o CGI.br. Assim como apoiar o protagonismo juvenil desta importante iniciativa do CGI.br e da ISOC. Tudo contribuirá para que tenhamos um grande e importante IGF em João Pessoa”, declara Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br. (Assessoria de imprensa)